James Cameron refletiu, em entrevista à Esquire Middle East, sobre o propósito do uso de armas em produções cinematográficas
Redação Publicado em 28/12/2022, às 17h35
Em Avatar: O Caminho da Água (2022), o diretor James Cameron revelou ter cortado 10 minutos de cenas de ação para evitar fetichizar a violência armada para o público. Segundo o cineasta, as cenas removidas não eram necessárias para o enredo da história.
Em entrevista à Esquire Middle East, Cameron refletiu sobre o propósito do uso de armas em produções cinematográficas, comparando a produção com filmes que ele fez no passado, como O Exterminador do Futuro (1984), e como sua perspectiva mudou nos anos seguintes, apontando estar mais interessado em apresentar as ações de um “crime moral”.
+++ LEIA MAIS: Avatar: Por que James Cameron quer tantos filmes da franquia?
Eu queria me livrar de um pouco da feiúra, encontrar um equilíbrio entre a luz e a escuridão. Eu olho para trás em alguns filmes que fiz e não sei se gostaria de fazer aquele filme agora. O que está acontecendo com as armas em nossa sociedade revira meu estômago. ”
Pensando na realidade fora da tela das cinema, James Cameron ainda comentou sobre a decisão da Nova Zelândia em proibir certas armas, após um tiroteio em massa em 2019 que deixou dezenas de mortos. “Estou feliz por morar na Nova Zelândia, onde acabaram de proibir todos os rifles de assalto duas semanas depois daquele terrível tiroteio na mesquita alguns anos atrás”.
+++ LEIA MAIS: Avatar 2 é ‘maravilhoso e impressionante,’ revela ator Sam Worthington
Com Avatar: O Caminho da Água (2022), o cineasta teve como objetivo minimizar qualquer violência excessiva sem esvaziar a narrativa de alta ação, principalmente na cena final da batalha. “Você tem que ter conflito, é claro”, explicou ele.
Violência e ação são a mesma coisa, dependendo de como você olha para isso. Esse é o dilema de todo cineasta de ação, e sou conhecido como um cineasta de ação.”
14 anos após os acontecimentos vistos no primeiro filme, Avatar: O Caminho da Água (2022) mostrará a família de Jake Sully (Sam Worthington), ex-fuzileiro em seu corpo Na’vi, ao lado de Neytiri (Zoe Saldaña), criando sua nova família em meio aos eventos que os levam para Metkayina, uma tribo aquática de Na’vi que vive nas águas rasas de Pandora.
Além de Zoe Saldana e Sam Worthington, nomes como Sigourney Weaver, Stephen Lang, Joel David Moore, CCH Pounder retornarão para a sequência. Assista ao trailer na íntegra abaixo:
On December 16, experience the motion picture event of a generation.
— Avatar (@officialavatar) November 22, 2022
Watch the brand-new trailer and experience #AvatarTheWayOfWater in 3D. Get tickets now: https://t.co/9NiFEIpZTE pic.twitter.com/UitjdL3kXr
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo
Barack Obama lista Duna 2 e Um Completo Desconhecido entre os melhores filmes de 2024