Dirigido por Terry Gilliam, Brazil é um filme de ficção científica inspirado na distopia 1984, do escritor George Orwell
Redação Publicado em 15/02/2022, às 16h30
Dirigido por Terry Gilliam, Brazil (1985) é uma clássica distopia de ficção científica. O longa estrelado por Jonathan Pryce (Dois Papas), Robert De Niro (O Irlandês) e Katherine Helmond (Collaborator) foi inspirado no livro de George Orwell 1984, e conta com a canção "Aquarela do Brasil," de Ary Barroso.
A produção acompanha Sam Lowry, um burocrata quem vive em um Estado totalitário controlado por computadores. Ao investigar a prisão injusta de Harry Buttle, conhece Jill Layton, mulher acusada de cometer uma série de atentados terroristas - e com quem Sam tem sonhos recorrentes. Para salva-lá, eles devem enfrentar diversos perigos.
+++LEIA MAIS: Big Brother: 5 obras influenciadas por 1984, livro clássico de George Orwell
Apesar de nunca ter lido o livro, Gilliam admitiu se inspirar na obra de Orwell para desenvolver o filme. O cineasta chegou a brincar sobre chamar a produção de 1984 e meio. No entanto, diferente do escritor, o objetivo de Terry era criar uma obra distópica a partir de um olhar contemporâneo.
Brazil foi indicado a dois Oscars em 1986, de Melhor Roteiro Original e Melhor Direção de Arte. A produção perdeu para A Testemunha (1985), estrelado por Harrison Ford (Indiana Jones) e Entre Dois Amores (1985), com Meryl Streep (Mamma Mia!), respectivamente.
Apesar do nome, o longa de Terry Gilliam não se refere ao Brasil ou se passa no país. O cineasta compartilhou ao The New York Times, em 1986, sobre como a ideia para o filme surgiu.
Gilliem admitiu pensar na trama do longa enquanto procurava locações para filmar Jabberwocky - Herói por Acidente (1977) no País de Gales. "Estávamos nesta cidade siderúrgica na costa, Port Talbot, um lugar realmente horrível,” lembrou o diretor.
+++LEIA MAIS: Esposa de George Orwell aprovava traição 2 vezes por ano
''A praia estava completamente coberta de minério de ferro, preto e horrível, e eu estava lá, ao pôr do sol, vendo essas estranhas formas industriais por toda parte,'' continuou Gilliam.
A cena inspirou o cineasta: "Tudo o que via era um homem ao pôr do sol, sentado na praia, mexendo no rádio dele. Ele sintonizava o aparelho e ouvia essa maravilhosa música romântica latina, que não tem nada a ver com o mundo em que ele está. Isso não está no filme, mas é sobre o que ele trata.''
+++LEIA MAIS: 8 filmes que levaram muitos anos para ficarem prontos: o ‘campeão’ demorou mais de 30
Embora o país não tenha nenhum papel na produção, a canção "Aquarela do Brasil,” de Ary Barroso - conhecida pelos britânicos como "Brazil" - está presente no filme. Gilliam afirmou escolher esse nome para o longa porque não conseguiu "pensar em outra forma de chamá-lo."
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo