Bohemian Rhapsody retratou muito bem o Queen - mas errou em alguns aspectos históricos sobre a banda que marcou a história da música
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 22/09/2021, às 16h53 - Atualizado em 02/10/2021, às 11h30
Um dos artistas mais influentes de todos os tempos, Freddie Mercury, e o Queen, marcaram a história da música - e do cinema com Bohemian Rhapsody (2018). O filme biográfico sobre o grupo ganhou o carinho do público ao retratar a ascensão da banda.
Protagonizado por Rami Malek, o filme conta a história do Queen e seus integrantes: Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon. Sem dúvidas, a produção foi um sucesso, e foi premiada com quatro estatuetas do Oscar.
+++ LEIA MAIS: Bohemian Rhapsody: Quanto o Queen ganha pela cinebiografia?
O filme retratou muito bem a banda, mas errou em alguns aspectos históricos sobre o Queen. Pensando nisso, confira quatro erros de Bohemian Rhapsody, segundo o Screen Rant:
Em Bohemian Rhapsody, o sucesso do Queen “We Will Rock You” foi escrito e gravado em 1980. Contudo, na realidade, a música foi gravada anos antes, em 1977, e lançada no disco News of the World (1977).
+++ LEIA MAIS: Como ‘Don’t Stop Me Now’ se tornou uma das músicas mais amadas do Queen?
"We will, we will, ROCK YOU!" 👊💜 #BohemianRhapsody #GRAMMYs pic.twitter.com/rEmOYvsoBS
— Bohemian Rhapsody (@BoRhapMovie) February 11, 2019
Na vida real, Mercury soube do diagnóstico de AIDS dois anos após o Live Aid e não contou aos integrantes do Queen que era HIV positivo em um ensaio. No entanto, o filme retrata o contrário: mostra o cantor sendo diagnosticado antes da apresentação no Live Aid e contando ao resto da banda durante os ensaios da semana anterior.
Interpretado por Rami Malek, Mercury se sente isolado do grupo e decide abandonar o Queen para seguir carreira solo. Mesmo que, na realidade, o cantor tenha lançado músicas solo, ele não deixou a banda. Curiosamente, ele foi o terceiro integrante do Queen a apostar em projetos solo.
+++ LEIA MAIS: Freddie Mercury não achava ‘Bohemian Rhapsody’ a melhor música do Queen; entenda
Como retratado pelo filme, o show do Queen no Rock in Rio aconteceu em meados dos anos 1970, quando o grupo está no auge, Freddie Mercury adota seu conhecido bigode e está com a noiva Mary Austin (Lucy Boynton). No entanto, a apresentação no festival não aconteceu nessa época.
Na realidade, o show do Queen no Rock in Rio aconteceu em janeiro de 1985, momento no qual Mercury ja havia se separado da noiva há 10 anos e já possuía o bigode como característica há muito tempo.
+++ LEIA MAIS: Queen conversou sobre sequência de Bohemian Rhapsody - o que a banda decidiu?
'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia
A utopia de Francis Ford Coppola
Isabel May será filha de Sidney Prescott em Pânico 7; filme marca o retorno de Neve Campbell à franquia
Mufasa: O Rei Leão ganha trailer com nova versão de 'Hakuna Matata'
Cailee Spaeny descobriu que estaria em Alien: Romulus pelo Instagram
‘Wicked’: Confira as músicas presentes no filme com Ariana Grande e Cynthia Erivo