Poder ter Neo e Trinity enquanto perdeu pessoas importantes foi fundamental para a diretora Lana Wachowski
Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 15/09/2021, às 13h56
Com Matrix Resurrections, a franquia estrelada por Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, retorna após 18 anos sem filmes. O quarto capítulo foi dirigido por Lana Wachowski, mas não teve parceria com a irmã, Lilly. Em conferência artística na Alemanha (via Omelete), a cineasta revelou como o longa a ajudou a enfrentar luto pelos pais.
"Eu e Lilly sempre achamos como a história de Matrix terminara. Embora todos os anos a Warner Bros. nos pedisse para fazer outro, nunca foi interessante para mim essa ideia," revelou a diretora. "Porém, algo muito difícil aconteceu na minha vida: meu pai e minha mãe ficaram doentes, e depois morreram. Nesse meio tempo, também perdi um amigo de muitos anos... Foi um momento de luto constante. Não sabia processar isso, nunca isso."
+++LEIA MAIS: Keanu Reeves realmente gostou de Matrix Revolutions?
Nessa época, teve uma noite na qual a história de Matrix 4 "explodiu na cabeça" de Lana Wachowski: "Não podia ter meu pai e minha mãe, mas de repente podia ter Neo e Trinity, os quais são os dois personagens mais importantes da minha vida. Foi um grande conforto poder trazê-los de volta à vida, porque é muito fácil. Você pode dizer: 'Essas pessoas morreram, mas vou ressuscitá-las.' Isso não é incrível? É simples. Arte e histórias fazem isso por nós. Confortam-nos, e são importantes."
Em entrevista, Lilly Wachowski comentou ter conversado anteriormente com a irmã sobre a possibilidade de continuar a franquia, e inclusive, revelou como foi convidada para co-dirigir o novo filme com Lana. No entanto, decidiu recusar.
+++LEIA MAIS: Como foi o treinamento para Matrix 4? Jessica Yu Li Henwick responde
"[Lana] teve essa ideia para outro filme de Matrix, e nós conversamos. Na verdade - começamos a conversar sobre isso entre a morte de [nosso] pai e a morte de [nossa] mãe, o que durou cerca de cinco semanas à parte," explicou.
Apesar das conversas, não foi o suficiente para Lilly concordar em voltar à franquia: "Havia algo sobre a ideia de voltar e ser parte de algo feito antes, o qual era expressamente desagradável," completou.
Lilly Wachowski também acrescentou como a transição de gênero dela e a morte dos pais fizeram ela enxergar outro filme de Matrix como problemático: "Querer voltar a algo, e trilhar por caminhos antigos, parecia emocionalmente insatisfatório. Como se fosse voltar e viver com esses sapatos velhos, de certa forma. Não queria fazer isso."
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo