Primeiro longa em língua inglesa do cineasta é estrelado por Tilda Swinton (Era Uma Vez um Gênio) e Julianne Moore (Para Sempre Alice)
Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 03/09/2024, às 06h00 - Atualizado em 07/09/2024, às 16h00
The Room Next Door, novo filme de Pedro Almodóvar (Mães Paralelas), venceu o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza, na cerimônia de encerramento da 81ª edição do evento, que aconteceu neste sábado, dia 7 de setembro.
A novidade, que é o primeiro longa-metragem do cineasta em língua inglesa, já havia chamado a atenção por ter sido aplaudido por cerca de 17 minutos após a sua estreia mundial no festival, na última semana.
Na história, a jornalista Martha (Tilda Swinton, Era Uma Vez um Gênio) se reconecta com sua antiga amiga, a escritora Ingrid (Julianne Moore, Para Sempre Alice), e elas revivem antigas lembranças. Porém, Martha pede um favor capaz abalar a amizade das duas mais uma vez: que Ingrid a ajude a tirar a própria vida para que não morra de câncer.
Durante coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (2), antes da exibição do longa, Almodóvar afirmou que The Room Next Door é um filme "favorável à eutanásia": "É algo que admiramos sobre a personagem de Tilda. Ela decide que, para se livrar do câncer, precisa tomar a decisão que ela toma. 'Se eu chegar lá primeiro, o câncer não vai me vencer', ela diz. Então ela encontra uma maneira de atingir o seu objetivo, com a ajuda de sua amiga, mas elas precisam se comportar como se fossem criminosas", explicou [via Variety].
O cineasta ainda afirmou que não tem medo da morte e que, por causa das experiências que teve ao longo de sua vida, aprendeu a aceitar o seu destino muito cedo. Por fim, Almodóvar disse — sob aplausos dos jornalistas presentes — que as pessoas "deveriam ter a possibilidade de se submeter à eutanásia em todo o mundo. Isso deveria ser regulamentado e um médico deveria ser autorizado a ajudar o seu paciente."
The Room Next Door, que ainda conta com John Turturro (Ruptura), Alessandro Nivola (Os Muitos Santos de Newark) e Juan Diego Botto (O Esquadrão Suicida), ainda não tem data de estreia nos cinemas brasileiros. Assista à primeira prévia divulgada:
Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Os Fantasmas Ainda se Divertem (5 de setembro)
- Não Fale o Mal (12 de setembro)
- Coringa: Delírio a Dois (3 de outubro)
- Venom 3: A Última Rodada (24 de outubro)
- Megalópolis (31 de outubro)
- Gladiador 2 (21 de novembro)
- Wicked (21 de novembro)
- Moana 2 (28 de novembro)
- Kraven: O Caçador (12 de dezembro)
- O Auto da Compadecida 2 (25 de dezembro)
- Nosferatu (Ainda sem data de estreia confirmada)
'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia
A utopia de Francis Ford Coppola
Isabel May será filha de Sidney Prescott em Pânico 7; filme marca o retorno de Neve Campbell à franquia
Mufasa: O Rei Leão ganha trailer com nova versão de 'Hakuna Matata'
Cailee Spaeny descobriu que estaria em Alien: Romulus pelo Instagram
‘Wicked’: Confira as músicas presentes no filme com Ariana Grande e Cynthia Erivo