Produzido em tempos de covid-19, Duna, de Denis Villeneuve, antecipou o confinamento forçado para 'encontrar o real significado' do filme
Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 21/10/2021, às 16h03
Um dos filmes mais aguardados de 2021, Duna chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta, 21 de outubro. Com Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Jason Momoa, Oscar Isaac e muitos outros no elenco, o longa promete se consagrar como uma história de ficção científica épica. O diretor Denis Villeneuve explicou como, na verdade, a intenção era provocar uma reflexão sobre isolamento.
Adaptado dos livros de Frank Herbert da década de 1960, o primeiro filme de Duna estreou em 1984, dirigido por David Lynch e com Kyle MacLachlan, Sting, Francesca Annis e Patrick Stewart. Muito influenciado, claro, pelo clássico Star Wars (1977), Villeneuve quis inovar com sua nova versão e repetir a grandiosidade do livro.
There was spice in the air last night at the UK Special Screening Event! #DuneMovie is coming this Friday! Get tickets: https://t.co/bkeU149xXX pic.twitter.com/tquhPl2nry
— DUNE (@dunemovie) October 19, 2021
De acordo com informações do jornal O Globo, todo o processo de produção de Duna foi fortemente impactado pela pandemia de covid-19 e o consequente isolamento. No entanto, pouco menos de um ano antes do confinamento forçado, Villeneuve levou todo o elenco para filmar nos desertos de Wadi Rum, na Jordânia, e de Rub’ Al Khali, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Foi como um exercício para "encontrar o real significado desta Duna," segundo o diretor.
"Quando pensei em Duna, um dos meus focos centrais era o de fazer uma reflexão sobre o isolamento," explicou Villeneuve. O cineasta também contou como queria "traduzir o impacto do deserto na nossa alma," como um espelho da condição humana, "um espaço que transporta você para o seu interior."
Baseado nos romances de Frank Herbert, Duna (2021) é uma história de ficção científica a qual acompanha Paul Atreides (Timothée Chalamet), jovem de família aristocrata em um futuro distópico, forçado a fugir para o deserto. Com isso, conhece Chani (Zendaya), quem o protege dos perigos de Arrakis. Dirigido por Denis Villeneuve, Duna chega aos cinemas brasileiros nesta quinta, 21 de outubro. Confira o trailer abaixo:
Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max
Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'
Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais
A utopia de Francis Ford Coppola
A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato
'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia