- Personagens de Duna (Foto: Reprodução/Warner Bros.)

Duna: Por que a gaita de fole é importante para Casa Atreides?

Logo na chega da Casa Atreides em Arrakis, diretor Denis Villeneuve optou por colocar gaita de fole para estabelecer a família no planeta

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 29/10/2021, às 09h57

Em Duna (2021), dirigido por Denis Villeneuve, a grande entrada da Casa Atreides, família do protagonista interpretado por Timothée Chalamet, em Arrakis é acompanhada por gaitas de foles, mas qual é o propósito deles para a família? A produção é a segunda grande adaptação cinematográfica dos livros de Frank Herbert.

Duna acompanha Paul Atreides (Chalamet) ao assumir dois dos direitos de nascença enquanto é traído no planeta Arrakis. Além disso, segundo Screen Rant, o diretor também, de maneira inteligente, incluiu a história e as nuances da Casa Atreides, com intuito de enfatizar a jornada do protagonista.

+++LEIA MAIS: Duna: Denis Villeneuve 'sempre imaginou 3 filmes' para franquia; entenda

Notavelmente, o longa conta com uma arrepiante e épica trilha sonora composta por Hans Zimmer, mas Denis Villeneuve adicionou, curiosamente, gaita de fole para pontuar a ação e chegada da Casa Atreides. Quando a família chega em Arrakis como novo comandante, um homem toca o instrumento para anunciar a entrada e sinalizar a presença real.

Para um filme ambientado há mais de 8.000 anos no futuro em planetas fictícios, gaita de foles pode ter soado como uma escolha estranha. Para o site, é um pouco chocante no início ouvir o instrumento pontuando o tema da Casa Atreides, mas o retorno dele quando Gurney Halleck (Josh Brolin) e os soldados Atreides correm para a batalha contra a Casa Harkonnen - essa cena é assustadoramente poderosa.

+++LEIA MAIS: Duna: Qual cena Denis Villeneuve achou 'doloroso' cortar do filme?

O uso da gaita de foles em Duna para Casa Atreides é uma excelente forma de construção de mundo para a franquia, além de ser uma maneira inteligente de incluir as tradições históricas da família. Como Screen Rant explicou, esse fator é exatamente o que Villeneuve tinha em mente ao escolher o instrumento.

Segundo The Telegraph, o diretor pensou bastante sobre a melhor forma de enfatizar o choque de cultura entre a casa real Atreides e os nativos de Arrakis após a chegada da realeza. Denis Villeneuve queria como o encontro fosse uma "explosão de pompa colonial," e a gaita de fole soreia ideal para isso.

+++LEIA MAIS: Duna: Por que Zendaya tem pouco tempo de tela?

O instrumento também sublinharia o novo conflito social e instalaria o pano de fundo cultural da Casa Atreides.

entretenimento notícia cinema Por que importante Timothée Chalamet Duna Denis Villeneuve atreides paul Casa Atreides gaita de fole

Leia também

Eric Roberts pede desculpa por afirmações 'falsas' sobre irmã Julia Roberts


As 10 melhores séries de 2024 até agora, segundo o Metascore


18ª CineBH homenageia Anna Muylaert e anuncia programação com mais de 100 filmes


Netflix: confira as séries e filmes mais assistidos no 1º semestre de 2024


Prisioneiros se conhecem em novo clipe de "O Poço 2", novidade da Netflix


Não Fale o Mal: Diretor do filme original detona remake: 'Não sei o que há com americanos'