Duna, de Denis Villeneuve e estrelado por Timothée Chalamet, chega aos cinemas brasileiros em 22 de outubro
Redação Publicado em 03/09/2021, às 16h25 - Atualizado em 04/09/2021, às 10h15
Duna, filme de Denis Villeneuve inspirado na série de livros clássica de Frank Herbert, é um dos títulos mais aguardados para 2021. A produção foi antecipada para especialistas e público selecionado, mas recebeu avaliações diversas dos principais veículos norte-americanos, desde elogios ao diretor, passando por críticas questionando incompletude, a outras decepcionadas com o produto final.
A história de Duna é conhecida por muitos. A jornada de herói de Paul Atreides, um jovem brilhante destinado a salvar seu povo, viaja ao planeta mais perigoso do universo, o deserto Arrakis, em busca do recurso mais precioso de todos, a droga Melange. O primeiro romance de Herbert foi publicado em 1965 e, em 1984, foi finalmente adaptado às telas por David Lynch, mas o longa estrelado por Kyle MacLachlan não fez sucesso.
Sobre a nova adaptação, a crítica do portal IGN afirmou como "Villeneuve impressiona com a habilidade de pegar conceitos clássicos da ficção científica e modificá-los de maneira interessante." Além disso, outro ponto positivo foi a capacidade do filme de transportar o público aos cenários alienígenas, com efeitos visuais, som, fotografia, figurino e design de produção. A maior crítica foi o final inconclusivo — isso pode ser justificado com o fato de Duna ser apenas a Pare Um: "A segunda metade não tem muita forma, o filme não sabe bem como terminar e, de repente, acaba."
Para o Entertainment Weekly, a execução de Villeneuve também impressionou, mas "obscurece o fato de que o enredo é principalmente um prólogo: uma história de origem extensa sem começo ou fim fixo.” O The Hollywood Reporter seguiu na mesma linha, argumentando como o longa parece "uma configuração trabalhosa para um filme, esperançosamente, mais importante que está por vir," mas, para a Variety, a escolha de produzir um filme com pouco conteúdo e "amorfo" não compensa, pois a Parte Dois não foi confirmada: "É difícil construir um penhasco em areias movediças."
+++LEIA MAIS: Denis Villeneuve: Qual foi o filme mais difícil da carreira do diretor?
Com o lançamento cada vez mais próximo, novas imagens promocionais estão sendo divulgadas. Dentre os destaques, está uma cena do protagonista Paul Atreides e de Gurney Halleck (Josh Brolin) em que os dois se enfrentam em uma luta futurista. Veja abaixo:
Exclusive: It's knives out for @RealChalamet in this first look at #Dune's futuristic fight scenes.
— VANITY FAIR (@VanityFair) September 2, 2021
🔗: https://t.co/HNykEFxFFv pic.twitter.com/BA1opTeIsS
Com data de estreia marcada para o dia 22 de outubro nos cinemas brasileiros, o aguardado Duna, estrelado por Timothée Chalamet (Paul Atreides) e Zendaya (Chani), só deve chegar à HBO Max em novembro de 2021.
Além dos protagonistas citados, Rebecca Ferguson (Jessica Atreides), Jason Momoa (Duncan Idaho), Dave Bautista (Glossu Rabban), Stellan Skarsgård (Vladimir Harkonnen), Josh Brolin (Gurney Halleck), são outros nomes do grandioso elenco.
+++LEIA MAIS: Duna: filme terá sequência? Diretor Denis Villeneuve responde
Confira o trailer oficial de Duna disponível abaixo:
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo