Em Estranho Caminho, Guto Parente homenageia o pai em "cinema de autoajuda" - Divulgação
ENTREVISTA

Em Estranho Caminho, Guto Parente homenageia o pai em "cinema de autoajuda"

Em entrevista, o cineasta entregou os bastidores do drama fantástico, que explora o reencontro de um jovem cineasta com seu pai durante a pandemia

Angelo Cordeiro (@angelocinefilo) Publicado em 02/08/2024, às 14h00

Estranho Caminho, novo longa-metragem do cearense Guto Parente (O Clube dos Canibais), já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Drama com ares de fantasia, a novidade explora o reencontro de um jovem cineasta (Lucas Limeira, de Cabeça de Nêgo) com seu pai (Carlos Francisco, de Marte Um) durante a pandemia.

Na história, David, um cineasta experimental, retorna ao Brasil pela primeira vez em dez anos, quando o seu longa-metragem está marcado para estrear em um festival de cinema no Ceará.

Apesar de estar focado em apresentar o seu trabalho, os seus pensamentos acabam desviando para o pai, que ele não vê ou tem notícias desde que deixou o país. Quando a pandemia de COVID-19 se intensifica e a quarentena é decretada, David se vê obrigado a bater na porta da casa do pai.

A partir daí, eles começam uma coexistência desconfortável. Enquanto David tenta conhecer seu pai e conquistar seu interesse, o velho se mostra inescrutável e caprichoso à medida que coisas cada vez mais estranhas começam a acontecer ao seu redor. Assista ao trailer:

O CineBuzz, parceiro de Rolling Stone Brasil, teve a oportunidade de conversar com Guto Parente, que assina o roteiro e a direção do longa, sobre o processo de criação da história, a escrita do roteiro e a influência do pai — a quem dedica o filme —, além de brincar que Estranho Caminho cria um novo gênero cinematográfico: o "cinema de autoajuda". Confira a entrevista completa a seguir:

Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!

Estranho Caminho Guto Parente

Leia também

Margaret Qualley revela que chorou ao ensaiar cena sensual de 'A Substância': 'Envergonhada'


Beetlejuice 2 se isola na liderança das bilheterias brasileiras


Detonado pela crítica, Feios garante o 1º lugar dos filmes mais vistos da Netflix


O Aprendiz, cinebiografia de Donald Trump, ganha data de estreia no Brasil


'Meu Amigo Robô', animação indicada ao Oscar, chega ao streaming


Johnnas Oliva sobre interpretar sequestrador de Silvio Santos: “Queria muito humanizá-lo”