Filme de Jacques Audiard levou sete estatuetas, incluindo Melhor Filme e Direção
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)
Publicado em 01/03/2025, às 13h00O longa Emilia Pérez foi o grande vencedor do César 2025, principal premiação do cinema francês. O filme dirigido por Jacques Audiard recebeu sete prêmios na cerimônia realizada na França, onde concorria em 12 categorias.
Na premiação, o musical levou os troféus de Melhor Filme, Melhor Direção para Audiard, Roteiro Adaptado, Fotografia, Trilha Sonora, Som e Efeitos Visuais. Emilia Pérez perdeu na categoria de Melhor Atriz, onde concorria com Karla Sofía Gascón e Zoe Saldaña, para Hafsia Herzi, protagonista de Borgo.
O César não costuma ser um termômetro direto para o Oscar, pois os membros da Academia Francesa não têm influência direta na votação da premiação de Hollywood, que acontece neste domingo, 2 de março.
Após conquistar 13 indicações ao Oscar 2025, incluindo Melhor Filme, Direção, Atriz e Atriz Coadjuvante, Emilia Pérez estreou nos cinemas brasileiros no dia 6 de fevereiro. O elenco conta com Karla Sofía Gascón, Zoe Saldaña, Selena Gomez, Adriana Paz e Edgar Ramírez.
O filme gerou polêmicas, incluindo críticas sobre representação trans, retratação do México e declarações controversas da atriz Karla Sofía Gascón, que geraram repercussão nas redes sociais.
Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Atriz
Melhor Ator
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Roteiro Original
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Filme Estrangeiro
+++LEIA MAIS: James Cameron, diretor de Avatar, sobre Emilia Pérez: ‘Me deixou chocado’
+++LEIA MAIS: Karla Sofía Gascón promete ficar em ‘silêncio’ após prejudicar campanha de Emilia Pérez
+++LEIA MAIS: Selena Gomez sobre Emilia Pérez: ‘Magia desapareceu, mas ainda sinto orgulho’
+++LEIA MAIS: Favorito ao Oscar 2025, Emilia Pérez fracassa nas bilheterias brasileiras