Lauren Ridloff interpreta Makkari – primeira heroína surda do MCU – e falou sobre a importância da representatividade no cinema
Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 03/11/2021, às 20h32
Lauren Ridloff fez história no MCU ao interpretar Makkari – a primeira heroína surda da Marvel – em Eternos (2021). Nascida surda, atriz falou sobre a importância de um grande estúdio trazer esse tipo de representatividade para as telas e como isso foi um divisor de águas na carreira nos cinemas.
“Realmente não vi ninguém como eu representado na tela,” disse à Variety em libras. Nos quadrinhos, Makkari é um homem branco que ouve normalmente, mas o executivo da Marvel Studios, Nate Moore, viu ali uma oportunidade de reinventar o padrão de homem, hétero, cisgênero e branco que as telas estão cansadas de ver.
+++ LEIA MAIS: Eternos: O quão poderosos são os Celestiais no MCU?
Por conta da pandemia de covid-19, o filme precisou ser adiado em quase um ano e Ridloff não conseguia conter a ansiedade para ver a personagem nos cinemas. “Parecia que era uma vida inteira de espera,” disse. “Finalmente pude ver Makkari aparecer na tela - uau. Foi definitivamente uma mudança de vida. E espero que isso tenha o mesmo impacto em diferentes comunidades, pessoas que foram marginalizadas ou estão sub-representadas nesta indústria.”
Atriz explicou como optaram por utilizar a linguagem de sinais norte-americana, pois todos os outros atores falavam inglês no filme e elogiou a diretora Chloé Zhao por saber trabalhar a representatividade sem que ela se torne o ponto principal da história. “Acho que foi isso que foi tão emocionante ver, pessoas que eram simplesmente diferentes. Eles têm interesses diferentes, habilidades diferentes,” comentou.
+++ LEIA MAIS: Eternos é o filme da Marvel com menor nota da crítica no Rotten Tomatoes
Além disso, Ridloff revelou que recebeu uma boa recepção de pessoas surdas, mas que principalmente viu o filme como uma chance de normalizar as legendas e tornar o cinema mais inclusivo para todos os públicos. “O que estou vendo é que pessoas surdas e com dificuldades de audição estão realmente aproveitando esta oportunidade para pressionar por mais legendas [de filmes], e estou muito feliz que isso esteja acontecendo.”
Atriz completou: “Acho que é uma conversa importante que precisamos continuar a ter. Só precisamos normalizar as legendas. No momento, todos nós somos tão visuais e somos tão dependentes do texto - muitas pessoas que ouvem são. Você envia uma mensagem de texto no seu telefone, você vê o texto nas redes sociais. Então, por que não permitir que isso se infiltre no cinema?”
Eternos, da Marvel, se passa pouco tempo após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato (2019), e acompanha novos heróis, um grupo de imortais chamados Eternos, os quais vigiam e protegem a Terra há sete mil anos, e precisam lutar contra os Deviantes para garantir a segurança da humanidade.
O elenco de peso é composto por Gemma Chan, Kit Harrington, Richard Madden, Kumail Nanjiani, Lia McHugh, Brian Tyree Henry, Lauren Ridloff, Barry Keoghan, Don Lee, Harish Patel, Salma Hayek e Angelina Jolie.
+++ LEIA MAIS: Eternos: Marvel não abriu ‘exceção’ para Angelina Jolie; entenda
Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde
Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max
Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'
Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais
A utopia de Francis Ford Coppola
A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato