- Johnny Depp como Willy Wonka (Foto: Reprodução)

A Fantástica Fábrica de Chocolate: filme tem cenas inspiradas na infância de Tim Burton

Incorporar detalhes reais da vida de Tim Burton ajudou-o a mergulhar na história de Willy Wonka

Redação Publicado em 04/07/2022, às 14h35

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) foi o segundo filme baseado no livro de Roald Dahl e, na época do lançamento, recebeu diversos elogios da crítica especializada por manter o enredo fiel ao livro. No entanto, Tim Burton revelou que algumas cenas e personagens são inspirados em sua infância.

O maior exemplo é o Dr. Wilbur Wonka, interpretado por Christopher Lee, um dentista e pai de Willy Wonka (Johnny Depp), que desaprova o sonho de seu filho de ser o maior fabricante de doces do mundo. 

+++ LEIA MAIS: 4 teorias de fãs sobre os maiores sucessos de Tim Burton [LISTA]

Em uma entrevista à Blackfilm em 2005, Burton explicou que esse elemento da história foi inspirado por seu relacionamento tenso com seus pais. Uma entrevista com o The Guardian em 2012 entra em mais detalhes sobre a infância difícil do cineasta, na qual ele descreveu seus pais como “uma família nuclear perfeita”. 

Nos filmes, você tenta resolver seus problemas e então percebe que esses tipos de problemas traumáticos ficam com você para sempre.

+++ LEIA MAIS: Inusitado: Willy Wonka de Johnny Depp foi inspirado em um George W. Bush chapado; entenda

Outro detalhe do filme retirado da própria realidade de Burton foi a cena em que o consultório do Dr. Wonka está repleto de artigos emoldurados sobre o sucesso de seu filho.

Em sua autobiografia, Burton on Burton, o diretor comentou que, durante uma visita à sua mãe antes de sua morte, em 2002, descobriu que ela havia emoldurado pôsteres dos filmes em suas paredes.

Foi terrivelmente tocante de certa forma. Nós realmente não conseguimos nos conectar, mas ao mesmo tempo ela certamente estava seguindo o que eu estava fazendo

+++ LEIA MAIS: Willy Wonka era um serial killer? Teoria indica que sim


Sobre A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

A trama segue o garoto pobre Charlie Bucket (Freddie Highmore), que ganha uma visita exclusiva à fábrica de doces de Willy Wonka. Na empresa, ele aprende diversas lições de vida, enquanto vê outras crianças se dando mal por serem más. Na conclusão do filme, Willy e Dr. Wonka se reúnem e resolvem seus problemas em um sincero diálogo.

notícia cinema AFantásticaFábricadeChocolate WillyWonka infância TimBurton

Leia também

Trilha sonora de "Duna 2" é considerada inelegível e não estará no Oscar


Blade é adiado novamente e não será mais lançado em 2025


John Wick quase teve um final alternativo - e o cachorro não morria


A Substância irá concorrer como musical/comédia no Globo de Ouro


Tom Holland pode estrelar próximo filme de Christopher Nolan com Matt Damon, diz site


Francis Ford Coppola revela livros que influenciaram seu novo filme 'Megalopolis'