- Deus e o Diabo na Terra do Sol (Foto: Divulgação)

Festival de Cannes exibe versão em 4K de Deus e o Diabo na Terra do Sol

Sucesso de Glauber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol ganhou nova versão com qualidade em 4K

Redação Publicado em 02/05/2022, às 15h49

Uma das obras mais famosas do cinema brasileiro, Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), do diretor Glauber Rocha, ganhará nova versão em 4K exibida no 75º Festival de Cannes, que acontece entre 17 a 28 de maio, na França. O longa faz parte da seção Cannes Classics, dedicada a filmes clássicos e a preservação do patrimônio cinematográfico mundial.

O projeto faz parte da parceria entre o produtor Lino Meireles com a diretora Paloma Rocha, filha de Glauber, que restauraram o filme marco do movimento Cinema Novo. “É um ciclo completo para a nossa restauração, onde o filme será reexibido pela primeira vez no mesmo local em que estreou. Que seja um novo chamado de resistência cultural,” afirmou Meireles.

+++ LEIA MAIS: Os 5 filmes brasileiros selecionados para o Festival de Cannes 2021 [LISTA]

Deus e o Diabo na Terra do Sol estreou em 1964 no Festival de Cannes e foi indicado à Palma de Ouro. “Num país com a cultura tão depreciada, com a produção artística sofrendo ataques, fizemos um esforço de contracorrente. Isso só é possível porque o filme tem a força própria dele,” explicou Paloma.

A última versão digitalizada do filme foi lançada em 2002, com qualidade inferior à atual. A restauração foi feia pela Cinecolor, empresa com parceria com a Cinemateca Brasileira, onde a cópia original em película estava armazenada. No entanto, parte da obra foi perdida no incêndio que atingiu a Cinemateca em julho de 2021.

+++ LEIA MAIS: Elenco de Medusa denuncia crise de saúde no Brasil em Festival de Cannes

Glauber Rocha ficou conhecido como um dos idealizadores do movimento Cinema Novo, que surgiu como uma resposta aos filmes hollywoodianos tradicionais. Entre os sucessos do diretor estão Barravento (1962), Terra em Transe (1967), O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969) e O Leão de Sete Cabeças (1970).

filme cinema 4k festival de cannes glauber rocha deus e o diabo na terra do sol restauração cinema novo

Leia também

Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max


Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'


Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais


A utopia de Francis Ford Coppola


A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato


'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia