O grande destaque do festival foi Pedro Almodóvar com 'The Room Next Door'
Aline Carlin Cordaro - @linecarlin Publicado em 02/09/2024, às 19h11
O Festival de Veneza 2024, um dos mais prestigiados do mundo, não apenas exibe grandes produções, mas também é palco de uma tradição curiosa: a medição dos aplausos recebidos pelos filmes após suas estreias. Esses aplausos são vistos como um termômetro que pode indicar quais filmes têm maiores chances de ganhar prêmios.
Abaixo, uma lista dos filmes mais aplaudidos no festival até agora, organizada do menor para o maior tempo de aplausos. Confira:
O retorno de Tim Burton a Winter River, Connecticut, deu início ao festival. Mesmo não estando em competição, Beetlejuice Beetlejuice chamou atenção, mas recebeu a menor ovação, com apenas 3.8 minutos de aplausos. Há a suspeita de que o público de Veneza tenha achado o filme um pouco comercial demais para o evento.
Na estreia de Wolfs em Veneza, Brad Pitt e George Clooney aproveitaram dançando em seus assentos enquanto o filme recebia 4.8 minutos de aplausos. No entanto, a ovação foi encurtada por causa de um atraso de 30 minutos para o início do filme, o que pode ter impactado o público.
A ovação para Babygirl foi cortada mais cedo do que o esperado, quando Nicole Kidman e a diretora Halina Reijn tiveram que sair do local. Mesmo assim, o ator Harris Dickerson continuou sendo celebrado em uma festa privada depois da exibição, e o filme recebeu 6.8 minutos de aplausos.
Estrelado por Jude Law, The Order conta a história de um agente do FBI que se infiltra em um grupo supremacista. O público de Veneza reagiu bem, e aplaudiu o filme por 7.9 minutos.
Baby Invasion dividiu opiniões no festival, mas ainda assim conseguiu acumular 8.5 minutos de aplausos. E não parou por aí: os fãs ainda cantaram “Harmonia! Harmonia! Harmonia!” enquanto o diretor balançava os braços como se dissesse: “Mais! Mais! Mais!”.
Embora a crítica tenha tido reações variadas à performance de Angelina Jolie em Maria, o público de Veneza aplaudiu por 8.7 minutos. A atriz, no entanto, deixou o festival logo após a exibição para seguir para Telluride, outro festival de cinema no Colorado, Estados Unidos.
O drama político de Walter Salles, I'm Still Here, foi bem recebido, arrancando 10,3 minutos de aplausos do público. O filme mergulha na trajetória de um ativista que luta por justiça social em um cenário marcado por repressão e desigualdade.
The Brutalist, de Brady Corbet, recebeu uma ovação que quase durou os mesmos 15 minutos que as pessoas tiveram para dar uma pausa durante o filme. O público aplaudiu por 12 a 13 minutos essa produção épica, que acompanha a vida de um arquiteto refugiado ao longo de décadas. Estrelado por Adrien Brody e Vicky Krieps, o filme explora temas como exílio.
O grande destaque do festival foi Pedro Almodóvar com The Room Next Door, que recebeu uma impressionante ovação de 17.5 minutos. Estrelado por Tilda Swinton e Julianne Moore, o filme sobre a reconexão de amigos durante uma doença terminal emocionou profundamente o público. Deadline cronometrou a ovação em 18 minutos e 36 segundos, enquanto THR e Variety dizem que foram apenas 17 minutos cravados.
Lista dos Filmes:
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo