Membros do elenco de 'Megalopolis' afirmaram que o diretor beijou figurantes sem consentimento
Redação Publicado em 02/08/2024, às 17h04
Uma das figurantes de Megalopolis se pronunciou sobre o beijo que recebeu de Francis Ford Coppola, diretor do filme, no set de filmagens. Lauren Pagone afirmou à Variety que estava dançando durante uma cena em um clube noturno quando Coppola a abraçou e beijou.
"Eu estava em choque. Não esperava que ele me beijasse e abraçasse daquela forma. Fui pega desprevenida. E posso dizer que ele se aproximou algumas vezes", revelou a figurante.
Pagone, que trabalhou em produções como O Dono de Kingstown e Cidade em Chamas, por exemplo, revelou que a situação é incomum. Em outros projetos, ela disse que os atores contaram com coordenadores de intimidade em cenas com nudez. No caso de Megalopolis, a gravação da cena em que Coppola beijou figurantes foi feita com diversas atrizes nuas, segundo a Variety — mas esse não foi o caso de Pagone.
A figurante decidiu se pronunciar após a divulgação de um vídeo que mostra Coppola beijando atrizes, incluindo ela. Rayna Menz, outra figurante, declarou ao Deadline que o diretor "não fez nada" para fazê-la, "ou qualquer outra pessoa no set, sentir-se desconfortável". Pagone, então, confessou que ficou chateada por Menz falar por todo o elenco.
Não gosto que alguém fale por mim. Eu nunca falaria por aquela atriz. Tenho mantido minha boca fechada. Tenho ficado em silêncio. Mas é frustrante que ela esteja dizendo: 'Ei, foi ótimo para todos', quando ela não sabe o que as outras pessoas estavam sentindo. Você não pode falar por ninguém além de si mesmo. Minha experiência foi diferente. - Lauren Pagone
A coordenadora de intimidade Samantha McDonald afirmou à Variety que nem ela, nem Ashley Anderson — outra coordenadora de intimidade — foram chamadas para acompanhar a gravação da cena no clube noturno.
Outros membros do elenco afirmaram à Variety que Coppola beijou "diversas mulheres" em uma cena diferente, envolvendo a celebração da véspera do Ano Novo. Um integrante do elenco revelou que o diretor pediu às figurantes que agissem como agiriam em uma festa e pediu a elas que se beijassem, sendo que ele beijou algumas pessoas durante esse processo.
Quando a cena foi cortada, Coppola teria beijado várias dessas mulheres. "As mulheres que vi sendo beijadas não o viram chegando. Ele basicamente as agarrou e deu o beijo sem qualquer tipo de consentimento", acrescentou a fonte à Variety. "Elas meio que riram por um momento, mas eu pude perceber que estavam apenas surpresas."
O membro da equipe que gravou o vídeo obtido pela Variety que mostra Coppola beijando figurantes confirmou que o diretor beijou mulheres na cena de Ano Novo. "Toda a minha experiência naquele set foi super estranha e desconfortável. Provavelmente foi a pior experiência que já tive em um set", admitiu.
Assista a um dos vídeos:
Francis Ford Coppola reagiu aos rumores de que teve um comportamento inadequado com mulheres no set de filmagens de Megalopolis.
Em Cannes, o diretor foi questionado pela crítica de filmes Manohla Dargis, do The New York Times, sobre os boatos, ao que ele respondeu: "Minha mãe me disse que se você avançar em direção a uma mulher, isso significa que você a desrespeitou, e as garotas por quem tenho uma queda, eu certamente não as desrespeito" (via Variety).
"Eu não sou tão expressivo", continuou. "Sou muito tímido."
Coppola acrescentou que conhece uma das garotas que beijou na bochecha desde que ela tinha nove anos.
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo