O Auto da Compadecida 2, Bandida, Estômago 2 e mais filmes nacionais aguardados em 2024 (Fotos: Divulgação) -
NOVIDADES

O Auto da Compadecida 2 e mais filmes nacionais para ficar de olho em 2024

Bandida, com a atriz e cantora Maria Bomani, e Estômago 2: O Poderoso Chef, sequência do aclamado filme de 2007, também estão na lista

Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 12/01/2024, às 17h30

2024 já está entre nós e não são só os lançamentos internacionais que devem bombar nos cinemas. Neste ano, diversas produções aguardadíssimas, como O Auto da Compadecida 2Maníaco do Parque, prometem ser um sucesso. A seguir, confira uma seleção de Rolling Stone Brasil com os principais filmes nacionais para ficar de olho nos próximos meses:


O Auto da Compadecida 2

Uma das produções mais aguardadas do cinema nacional em 2024 é, certamente, O Auto da Compadecida 2. Previsto para estrear em dezembro, o longa trará o reencontro de Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele), em uma nova história aprovada pela família de Ariano Suassuna (1927-2014). Detalhes sobre o enredo, no entanto, ainda não foram revelados.

Vinte anos depois, Chicó e João Grilo voltam a se encontrar em O Auto da Compadecida 2 (Foto: Divulgação)

Maníaco do Parque

Com Silvero Pereira (Bacurau) no papel principal, o novo filme do Amazon Prime Video é baseado nos crimes reais do motoboy Francisco de Assis Pereira, que ficou conhecido como Maníaco do Parque por atacar 21 mulheres, assassinar dez delas e ocultar os seus corpos no Parque do Estado, em São Paulo, na década de 1990. Maníaco do Parque ainda não tem data de estreia confirmada.

Silvero Pereira viverá o motoboy Francisco de Assis Pereira, que ficou conhecido como Maníaco do Parque, no novo filme do Prime Video (Foto: Divulgação/Amazon Prime Video)

Barba Ensopada de Sangue

Em Barba Ensopada de Sangue, baseado no livro homônimo de Daniel Galera e dirigido por Aly Muritiba (Deserto Particular), Gabriel Leone (Ferrari, Senna) interpreta um professor de educação física que, após a morte de seu pai, viaja para um balneário e passa a investigar o misterioso assassinato de seu avô, naquele mesmo lugar, décadas antes de ele chegar lá.

Gabriel Leone em cena do filme Barba Ensopada de Sangue, baseado no livro homônimo de Daniel Galera (Foto: Inti Briones)

Ainda Estou Aqui

Dirigido por Walter Salles (Central do Brasil, Na Estrada), que comanda o seu primeiro longa brasileiro após Linha de Passe, lançado em 2008, Ainda Estou Aqui é estrelado por Fernanda Montenegro (A Vida Invisível), Selton Mello (O Filme da Minha Vida) e Fernanda Torres (Amor e Sorte).

Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, a produção conta a história da mãe do autor, Eunice, que lutou para descobrir o paradeiro do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar.

Após mais de 15 anos sem comandar um longa nacional, Walter Salles dirige Ainda Estou Aqui, com Fernanda Montenegro, Selton Mello e Fernanda Torres (Foto: Tristan Fewings/Getty Images)

Sem Coração

Após estrear durante o 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2023, Sem Coração, primeiro longa da diretora alagoana Nara Normande, deve chegar aos cinemas neste ano. Na história de uma mulher ouve falar de uma adolescente, apelidada de "Sem Coração" por conta de uma cicatriz que carrega no peito, e passa a sentir uma atração crescente pela menina.


Motel Destino

Após lançar dois filmes em 2023, Marinheiro das Montanhas e Nardjes A., Karim Aïnouz irá comandar Motel Destino. O longa, definido como um thriller erótico, conta a história de uma mulher em um relacionamento abusivo com um ex-policial, dono do motel do título, que vê a sua vida mudar após um jovem, recém-saído de uma instituição socioeducativa onde cumpria pena, entrar nela.

Fábio Assunção será um dos protagonistas de Motel Destino, novo filme de Karim Aïnouz (Foto: Divulgação)

Overman

Inspirado no personagem criado por Laerte Coutinho, Overman apresenta um super-herói desempregado e propenso aos vícios, que se vira para sobreviver aos desafios que todo brasileiro enfrenta. Vivendo uma crise pessoal, ele começa a trabalhar com outra heroína, que rouba a cena, é reconhecida por sua competência e se torna queridinha do público.

Overman, então, sente a perda do seu protagonismo e precisa enfrentar a sua masculinidade tóxica. Enquanto se desdobra para proteger a cidade e vencer o seu próprio ego, o super-herói, vivido por Caco Ciocler (Unidade Básica), acaba descobrindo os segredos obscuros do governador e passa a ter uma nova missão em suas mãos.

Caco Ciocler vive o protagonista de Overman, baseado no personagem criado pela cartunista Laerte Coutinho (Foto: Divulgação)

Saudosa Maloca

Com Paulo Miklos, ex-Titãs, como Adoniran Barbosa, Saudosa Maloca mostra o compositor narrando as histórias de uma São Paulo que já não existe mais para um garçom de um bar. Em um desses causos, ele relembra a vivência na Maloca, um casario no centro da cidade, com os amigos, antes de o bairro passar por grandes transformações.

Paulo Miklos vive Adoniran Barbosa em Saudosa Maloca, longa inspirado em uma das músicas mais famosas do compositor (Foto: Divulgação)

 


Bandida

Estrelado pela atriz e cantora Maria Bomani, Bandida: A Número Um da Rocinha conta a história da mulher que, aos nove anos, foi vendida para um bicheiro, e acompanhou de perto, durante o seu crescimento, a mudança de poder no Rio de Janeiro, tomado pelo tráfico. Casada com um dos chefes do crime, ela adquiriu experiência se tornou a primeira mulher a comandar o morro após a morte do marido.

A atriz e cantora Maria Bomani é a protagonista de Bandida: A Número Um da Rocinha, baseado na história da primeira mulher a se tornar chefe do tráfico no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

A Batalha da Rua Maria Antônia

Vencedor do prêmio de Melhor Filme de Ficção na 25ª edição do Festival do Rio, em 2023, A Batalha da Rua Maria Antônia resgata o conflito entre estudantes da Universidade de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie na rua Maria Antônia, em 2 de outubro de 1968, durante a Ditadura Militar.

A Batalha da Rua Maria Antônia resgata o conflito entre estudantes da USP e do Mackenzie em 1968, durante a Ditadura Militar (Foto: Divulgação)

 


A Melhor Mãe do Mundo

Com o ator e cantor Seu Jorge no elenco, A Melhor Mãe do Mundo, novo filme de Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?), uma catadora de materias recicláveis decide abandonar a sua casa e leva os seus filhos dentro de sua carroça na esperança de conquistar uma nova vida e dar um lar seguro para as crianças longe de seu marido abusivo.

Shirley Cruz, de Trash: A Esperança Vem do Lixo, é a protagonista de A Melhor Mãe do Mundo, novo filme de Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?) (Foto: Divulgação)

 


A Mother's Embrace

A Mother's Embrace, longa de terror estrelado por Marjorie Estiano (Sob Pressão), apresenta no Festival de Cannes no ano passado, é situada em 1996, no Rio de Janeiro, durante uma das piores tempestades a atingir o estado. Em meio ao caos, um time de bombeiros tenta evacuar uma casa de repouso, que está em risco de colapso por conta do mau tempo, mas os seus misteriosos residentes têm outros planos.

A Mother's Embrace, com Marjorie Estiano (Sob Pressão), é uma coprodução entre o Brasil e a Argentina de terror (Foto: Divulgação)

 


Estômago 2: O Poderoso Chef

Em Estômago 2: O Poderoso Chef, sequência de um dos longas brasileiros mais aclamados dos últimos anos, Raimundo Nonato (João Miguel) está de volta, quinze anos após os eventos do primeiro filme, e nós ficamos sabendo o que aconteceu com ele após finalmente deixar a prisão.

Estômago 2: O Poderoso Chef traz Raimundo Nonato (João Miguel) de volta, quinze anos após os eventos do primeiro filme (Foto: Divulgação)

Deus Ainda é Brasileiro

Deus É Brasileiro, longa de Cacá Diegues (Xica da Silva), ganha uma sequência vinte anos após o seu lançamento, em 2003. A novidade, batizada de Deus Ainda é Brasileiro, nasceu de um processo de luto do cineasta, que perdeu a filha, Flora Diegues, para um câncer no cérebro, e sentiu que precisava trabalhar em algo familiar. Antônio Fagundes, que interpretou Deus, retorna no novo filme.

Antônio Fagundes volta a viver Deus em Deus Ainda é Brasileiro, sequência do longa de 2003 (Foto: Divulgação)

Grande Sertão

Baseado no clássico Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, Grande Sertão troca a violência dos jagunços do sertão para a violência nas periferias urbanas. "Numa grande comunidade da periferia brasileira chamada 'Grande Sertão', a luta entre policiais e bandidos assume ares de guerra e traz à tona questões como lealdade, vida, morte, amor, coragem, Deus e o diabo", diz a sinopse.


Levante

Em Levante, que foi destaque no Festival Internacional de Cinema de Cannes em 2023, uma jovem e promissora jogadora de vôlei descobre estar grávida e busca um aborto clandestino, dando visibilidade aos problemas enfrentados por mulheres para fazer o procedimento na ilegalidade por falta de opção.


Meu Sangue Ferve por Você

Em Meu Sangue Ferve Por Você, conhecemos a história de amor entre Sidney Magal (Filipe Bragança, Elas por Elas), um dos artistas mais populares e celebrados do país em 1979, e a deslumbrante Magali (Giovanna Cordeiro, Fuzuê), por quem se apaixona perdidamente.

Meu Sangue Ferve por Você mostra a história de amor entre o artista Sidney Magal e a deslumbrante Magali (Foto: Divulgação)

 


Silvio Santos: O Sequestro

Com o apresentador Rodrigo Faro na pele do comunicador, Silvio Santos: O Sequestro relembra o episódio em que, apenas doze horas após a filha, Patrícia Abravanel, ser alvo de um sequestro, Silvio Santos é mantido refém dentro de sua própria casa.

Rodrigo Faro vive Silvio Santos em Silvio Santos: O Sequestro, que relembra o episódio em que o dono do SBT foi mantido refém em sua própria casa (Foto: Divulgação)

Estranho Caminho

Em Estranho Caminho, novo longa de Guto Parente (O Clube dos Canibais), David retorna ao Ceará para participar de um festival de cinema. No entanto, ao chegar no estado, a pandemia de coronavírus se intensifica, o festival é cancelado, assim como o voo de volta de David, deixando-o sem nenhuma saída além de reencontrar o seu pai, com quem não fala há mais de dez anos.


Alice Júnior 2: Férias de Verão

Depois de acompanharmos a jornada de uma adolescente trans em busca de dar o seu primeiro beijo, mas enfrentando diversos problemas da sociedade, Alice Júnior, que fez sucesso em festivais ao estrear em 2019, ganhará uma continuação. Em Alice Júnior 2: Férias de Verão, Alice sai de férias, mas elas não serão nada fáceis e a garota, agora uma jovem adulta, precisará passar por várias provações.

 

Deus Ainda é Brasileiro bandida O Auto da Compadecida 2 Grande Sertão Alice Júnior 2: Férias de Verão Estômago 2: O Poderoso Chef

Leia também

O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma


Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada


Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site


Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4


Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais


Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo