A lista ainda inclui produções como O Sequestro do Voo 375, baseada em uma história real, e Pedágio, que chegaram recentemente aos cinemas
Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 22/12/2023, às 17h00
Apesar de ainda ser bastante subestimado por muitos, o cinema brasileiro nos oferece, ano após ano, grandes produções e, em 2023, não foi diferente. Desde Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (Bacurau, Aquarius), que perdeu por pouco a chance de representar o Brasil no Oscar 2024, até O Sequestro do Voo 375, uma produção do nível de Hollywood, o cinema nacional só nos deu orgulho e, a seguir, a Rolling Stone Brasil relembra as produções que marcaram o ano:
A princípio, Fervo até pode parecer uma comédia descompromissada, mas traz uma história que, além de divertida, também é bastante emocionante. Na história, um casal de arquitetos se muda para um antigo casarão, que um dia quase hospedou uma balada LGBTQIAPN+ de sucesso. No lugar sombrio, eles começam a ser assombrados pelos fantasmas dos antigos proprietários do lugar, que ainda têm algumas pendências a resolver antes de descansarem em paz.
ONDE ASSISTIR: Star+
Grande vencedor da 50ª edição do Festival de Gramado, Noites Alienígenas chegou aos cinemas de todo o Brasil em março deste ano. O longa conta a história de três amigos, moradores da periferia de Rio Branco, no Acre, impactados pelo conflito entre facções criminosas e pela violência urbana.
ONDE ASSISTIR: Netflix
Medusa, de Anita Rocha da Silveira (Mate-me Por Favor), é ambientado em um Brasil distópico, em que uma gangue, formada apenas por mulheres fervorosamente religiosas, tenta controlar tudo e todos ao seu redor, incluindo outras mulheres, perambulando pelas ruas e punindo aqueles que consideram pecaminosos.
ONDE ASSISTIR: Globoplay
Outro forte concorrente ao Oscar 2024, mas que também acabou fora da premiação, Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha passeia pelas lembranças do funkeiro Buchecha, desde a criação da dupla de sucesso com o seu amigo de infância, Claudinho, até a morte do seu parceiro, que o forçou a seguir na música e na vida sozinho.
ONDE ASSISTIR: Disponível para compra e aluguel em plataformas como Google Play e Apple TV+
Vencedor da 51ª edição do Festival de Gramado, em 2023, Mussum: O Filmis é a cinebiografia de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum dos Trapalhões, dirigida por Silvio Guindane (Vai Que Cola) e estrelada por Ailton Graça (Carandiru). O filme explora a infância pobre de Mussum, a carreira militar, o sucesso com o grupo Originais do Samba e os bastidores como integrante dos Trapalhões.
ONDE ASSISTIR: Disponível para compra e aluguel em plataformas como YouTube, Google Play e Apple TV+.
Mesmo fora do Oscar, Retratos Fantasmas continua sendo um dos melhores filmes lançados em 2023. A partir de suas próprias experiências com o cinema, Kleber Mendonça Filho conta uma história bastante pessoal e emocionante sobre a importância do cinema não só como arte, mas como um espaço de acolhimento e preservação da história.
ONDE ASSISTIR: Netflix
Com a escolha de Sophie Charlotte (Todas as Flores) aprovada pela própria Gal Costa, Meu Nome é Gal chegou aos cinemas neste ano revivendo a trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos, desde a viagem da Bahia ao Rio de Janeiro aos 20 anos até o nascimento de sua personalidade musical, Gal Costa, em meio à Tropicália, um dos principais movimentos de contracultura do Brasil.
ONDE ASSISTIR: Disponível para compra e aluguel em plataformas como Google Play e Apple TV+.
O documentário Elis & Tom: Só Tinha de Ser Com Você relembra o encontro entre Elis Regina e Tom Jobim, em fevereiro de 1974, em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos, para a gravação icônico álbum "Elis & Tom", que mudaria as vidas dos artistas e se transformaria em uma obra emblemática da música brasileira.
ONDE ASSISTIR: Disponível para compra e aluguel em plataformas como YouTube, Google Play e Apple TV+.
Filme mais premiado na edição deste ano do Festival do Rio, Pedágio conta a história de uma cobradora de pedágio, que percebe que pode fazer uma renda extra ilegalmente em seu trabalho para poder enviar o filho para uma caríssima cura gay, ministrada por um famoso pastor estrangeiro.
ONDE ASSISTIR: Em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.
Com cara de filme de Hollywood, O Sequestro do Voo 375 chegou aos cinemas relembrando, em um filme repleto de suspense e ação, um episódio real na história brasileira, em que um passageiro decidiu sequestrar um avião, em pleno ar, para jogá-lo sobre o Palácio do Planalto, em Brasília, e matar o então presidente do Brasil, José Sarney.
ONDE ASSISTIR: Em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo