- Darth Vader em Rogue One (Foto: Reprodução/ Lucasfilm)

Fim de uma era: Voz de Darth Vader será recriada por inteligência artificial

Com a aposentadoria de James Earl Jones, a Lucasfilm teve de encontrar nova forma de criar as falas do temido Darth Vader. Entenda

Redação Publicado em 24/09/2022, às 14h00

O ator veterano James Earl Jones é mundialmente conhecido como a voz de Darth Vader, da franquia Star Wars. Aos 91 anos, entretanto, mesmo ovacionado pelos fãs, o artista decidiu se aposentar, levando consigo a interpretação de um dos maiores vilões da história do cinema. A Lucasfilm, então, teve de encontrar uma nova forma de representar Vader nas telas.

O problema é que, para os fãs de Star Wars, colocar a voz de outro ator no lugar da de James Earl Jones não seria a mesma coisa. Talvez por isso, o estúdio por trás da saga decidiu que a voz de Darth Vader agora será recriada por uma inteligência artificial (IA).

É com base em milhares de arquivos da voz de James — que cedeu os direitos autorais das dublagens para a criação do “robô” — que a tecnologia analisa as interpretações do ator e cria as falas inéditas. Tal IA já foi, inclusive, aplicada na série Obi-Wan Kenobi (2022).

Obi-Wan contra Darth Vader em 'Obi-Wan Kenobi' (Foto: Reprodução/Lucasfilm/Disney+)

 

+++LEIA MAIS: Obi-Wan Kenobi: Duelo contra Darth Vader mostra que personagem falhou como Jedi; entenda

“Para um personagem como Darth Vader, que pode ter umas 50 falas na série, a gente usa cerca de 10 mil arquivos”, revelou Matthew Wood, o supervisor de edição de som de diversas produções do universo de Star Wars, em entrevista à revista Vanity Fair.

Segundo Matthew, as novas falas de Darth Vader estão sendo produzidas pela start-up ucraniana Reespecher. Já tendo trabalhado com a Lucasfilm na criação de um diálogo do jovem Luke Skywalker em O Livro de Boba Fett (2021), a empresa tem um diferencial importantíssimo para Wood: o resultado das falas soa bastante humano, e não robótico.

Vale pontuar que esta não é a primeira vez que a Lucasfilm utiliza de alta tecnologia para criar sequências em Star Wars. Em Rogue One (2016), por exemplo, efeitos especiais fizeram com que Grão-Moff Tarkin voltasse às telas mesmo 22 anos depois da morte de Peter Cushing.

+++LEIA MAIS: Por que Obi-Wan Kenobi não sabia que Anakin Skywalker estava vivo? Roteirista explica

entretenimento notícia Star Wars Aposentadoria James Earl Jones Darth Vader

Leia também

Eric Roberts pede desculpa por afirmações 'falsas' sobre irmã Julia Roberts


As 10 melhores séries de 2024 até agora, segundo o Metascore


18ª CineBH homenageia Anna Muylaert e anuncia programação com mais de 100 filmes


Netflix: confira as séries e filmes mais assistidos no 1º semestre de 2024


Prisioneiros se conhecem em novo clipe de "O Poço 2", novidade da Netflix


Não Fale o Mal: Diretor do filme original detona remake: 'Não sei o que há com americanos'