- Francis Ford Coppola (Foto: Roy Rochlin / Getty Images)

Francis Ford Coppola compara Duna e Sem Tempo Para Morrer com Marvel: ‘Filmes feitos repetidamente’

Francis Ford Coppola se pronunciou novamente sobre o padrão de filmes que a Marvel e outros estúdios seguem em Hollywood

Redação Publicado em 17/02/2022, às 18h01

Cineasta Francis Ford Coppola voltou a criticar filmes da Marvel e grandes blockbusters que seguem a mesma linha de produção do estúdio, como Duna (2021) e 007: Sem Tempo Para Morrer (2021). Em entrevista a GQ (via Variety), lamentou que os lançamentos de Hollywood estão todos parecidos de alguma forma.

“Existiam filmes de estúdio. Agora há filmes da Marvel. E o que é um filme da Marvel? Um filme da Marvel é um protótipo de filme que é feito repetidamente para parecer diferente,” afirmou. Coppola explicou como nem filmes de diretores renomados estão escapando dos novos padrões:

+++ LEIA MAIS: Roland Emmerich critica Marvel, DC e Star Wars: ‘Ninguém mais faz algo original’

“As pessoas talentosas – você pode pegar Duna, feito por Denis Villeneuve, um artista extremamente talentoso e você pode pegar Sem Tempo Para Morrer, dirigido por Cary Fukunaga – extremamente talentosos, lindos artistas, e você poderia pegar os dois filmes e a mesma sequência de ambos e misturá-las.”

Coppola completou: “Todos os filmes agora têm essas mesmas cenas. E não é nem culpa dos diretores, porque eles meio que têm que colocar aquilo no filme se quiserem justificar o orçamento que pedem aos estúdios. E estou falando dos filmes bons e diretores talentosos.”

+++ LEIA MAIS: Tarantino se junta a Scorsese e critica franquias da Marvel e Star Wars: 'Produtos comerciais'

Francis Coppola critica Marvel e concorda com Martin Scorsese

Essa não foi a primeira vez em que Coppola criticou os filmes da Marvel. Em 2019, ele concordou com os comentários de Martin Scorsese sobre o estúdio. “Marty Scorsese diz que o filme da Marvel não é cinema, ele está certo porque esperamos aprender algo com o cinema, esperamos ganhar algum esclarecimento, algum conhecimento, alguma inspiração. Indiscutivelmente, não sei se alguém ganha alguma coisa vendo o mesmo filme repetidamente, o que são os filmes da Marvel. Produções que não se arriscam.”

Coppola concluiu: “Eu disse antes, fazer um filme sem riscos é como fazer um bebê sem sexo. Parte disso é risco, e é isso que o torna tão interessante, é por isso que aprendemos tanto quando é feito.”

+++ LEIA MAIS: Presidente da Disney defende filmes da Marvel e critica Scorsese e Coppola: "desrespeitosos"

cinema marvel 007 Sem Tempo Para Morrer critica Duna compara francis ford coppola Denis Villeneuve padrão repetidos

Leia também

Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde


Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max


Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'


Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais


A utopia de Francis Ford Coppola


A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato