LEMBRANÇAS

Francis Ford Coppola relembra exílio de Glauber Rocha: 'Chorou em meus braços'

Em passagem pelo Brasil para divulgar Megalópolis, seu novo filme, Francis Ford Coppola relembrou da amizade com o cineasta brasileiro

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Publicado em 29/10/2024, às 14h45
COMPARTILHE
Francis Ford Coppola relembra exílio de Glauber Rocha: 'Chorou em meus braços' - Ernesto Ruscio/Edaordo Fornaciari/Getty Images

Em passagem pelo Brasil para divulgar Megalópolis, seu novo filme, Francis Ford Coppola relembrou da amizade com o cineasta Glauber Rocha. Em evento realizado na última segunda-feira (28), Teatro B32, em São Paulo, o diretor falou sobre o tempo em que o brasileiro se refugiou em sua casa, em São Francisco, na Califórnia (EUA), durante o regime militar.

"Glauber chorou nos meus braços, angustiado por não saber se um dia poderia retornar ao seu país. Ele voltou e morreu aqui. Como um diretor que amava tanto seu país poderia correr esse risco?", relembrou Coppola [via Aventuras na História].

Nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, o cineasta irá participar da cerimônia de encerramento da 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde será homenageado com o prêmio Leon Cakoff e ainda apresentará uma sessão especial de Megalópolis. Confira o anúncio:

 

Qual é a história de Megalópolis?

Escrito e dirigido por Coppola, Megalópolis demorou quarenta anos para, finalmente, chegar às salas de cinema. A ideia para o filme surgiu na década de 1980, mas o cineasta não conseguiu financiamento para realizar o longa na época e chegou a vender algumas de suas propriedades para tirar o filme do papel.

Na história, a cidade de Nova Roma é palco de um conflito épico entre Cesar Catilina (Adam Driver, Star Wars), um artista genial a favor de um futuro utópico e idealista, e seu opositor, o ganancioso prefeito Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito, Caleidoscópio). Entre os dois está Julia Cicero (Nathalie Emmanuel, Velozes & Furiosos 10), com a lealdade dividida entre seu pai, Franklyn, e o seu amado, Cesar, tentando decidir qual futuro a humanidade merece.

O longa — que ainda conta com Aubrey Plaza (The White Lotus), Dustin Hoffman (Rain Man), Shia Labeouf (O Falcão Manteiga de Amendoim), Jason Schwartzman (Asteroid City), Laurence Fishburne (John Wick 4: Baba Yaga) e Jon Voight (Ray Donovan) no elenco — estreia em 31 de outubro nos cinemas brasileiros. Assista ao trailer:

LEIA TAMBÉM: Robert De Niro critica Donald Trump em exibição de Megalópolis: 'Ele não pode fazer nada'

Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

TAGS: francis ford coppola, glauber rocha, Megalópolis