- Brendan Fraser (Foto: Vittorio Zunino Celotto / Getty Images)

Globo de Ouro 2023: Brendan Fraser não participará da premiação após alegar abuso sexual

Brendan Fraser foi indicado à Melhor Ator por sua atuação em The Whale

Redação Publicado em 17/11/2022, às 11h20 - Atualizado em 12/12/2022, às 15h35

Brendan Fraser, conhecido pelos filmes George, O Rei Da Floresta (1997) e A Múmia (1999), não comparecerá ao Globo de Ouro 2023, mesmo após ser indicado à Melhor Ator por sua aclamada atuação em The Whale (2022). O ator alegou, em novembro deste ano, ter sido agredido sexualmente por Philip Berk, ex-presidente da organização que administra a premiação.

Em recente entrevista à revista norte-americana GQ, o ator confirmou sua ausência na cerimônia, apontando sua relação com a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) como o principal motivo. 

+++ LEIA MAIS: Vencedor do Oscar, Paul Haggis é preso por assédio sexual na Itália

Tenho mais história [negativa] com a HFPA do que respeito pela HFPA. É por causa da história que tenho com eles. E minha mãe não criou um hipócrita. Você pode me chamar de muitas coisas, mas não disso.

A agressão sexual

Foi para a mesma publicação que, em 2018, Fraser alegou publicamente que Philip Berk, membro de longa data da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) e ex-presidente da organização por trás do Globo de Ouro, uma vez o apalpou em um almoço em Beverly Hills, em 2003.

+++ LEIA MAIS: James Franco volta às telas 4 anos após acusações de assédio sexual

Na época, Fraser disse que o suposto incidente foi um fator para o fato de ele ter desaparecido de Hollywood por tanto tempo. “Eu estava me culpando e estava infeliz - porque estava dizendo: 'Isso não é nada. Esse cara esticou o braço e deu uma olhada'…,isso me fez sentir recluso.”

Em resposta, o cineasta disse que a história do ator era "uma invenção total", mas reconheceu que havia escrito um pedido de desculpas a Fraser pelo incidente na época. Após uma investigação interna, conduzida após o caso se tornar público, o HFPA concluiu que Berk havia “tocado inadequadamente”, mas a ação de Berk “pretendia ser interpretada como uma piada e não como um avanço sexual”.

+++ LEIA MAIS: Ex-Megadeth, David Ellefson detalha caso de vingança por pornografia em relatório policial

Berk permaneceu como membro do HFPA até ser expulso no ano passado, após chamar o Black Lives Matter de “um movimento de ódio racista”. A 79ª edição do Globo de Ouro quase foi cancelada depois que a organização mergulhou em um escândalo sobre indiscrições éticas e a revelação de que o grupo não incluía membros votantes negros. 

Brendan Fraser foi indicado a Melhor Ator por sua performance em The Whale (2022), em que interpreta um professor de inglês recluso que vive com obesidade e tenta se reconectar com sua filha distante. Por sua atuação no filme de Darren Aronofsky, o ator foi ovacionado por sete minutos no Festival Internacional de Cinema de Veneza deste ano. 

entretenimento notícia cinema abuso sexual Brendan Fraser globo de ouro hfpa Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood Philip Berk

Leia também

Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max


Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'


Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais


A utopia de Francis Ford Coppola


A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato


'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia