Guillermo del Toro escreveu roteiros que nunca viraram filmes por mais de uma década
Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 21/09/2021, às 17h36
Guillermo del Toro é um dos grandes nomes da indústria cinematográfica, responsável por sucessos como Labirinto do Fauno (2006), A Colina Escarlate (2015) e A Forma da Água (2017). Apesar da longa filmografia, revelou pelas redes sociais que escreveu "cerca de 20 roteiros" os quais nunca foram filmados - mais de uma década de trabalho nunca utilizado. (via Indiewire)
"Pelas minhas contas, escrevi ou co-escrevi cerca de 33 roteiros. Dois ou três feitos por outros, 11 feitos por mim (Pinóquio está em progresso) então, cerca de 20 roteiros não filmados. Cada um precisou de 6 a 10 meses de trabalho, então, aproximadamente 16 anos se foram. Apenas experiência e melhoria de habilidade," escreveu no Twitter.
+++ LEIA MAIS: Guillermo del Toro é considerado o 'verdadeiro criador' de A Forma da Água; entenda
By my count I have written or co-written around 33 screenplay features. 2-3 made by others, 11 made by me (Pinocchio in progress) so- about 20 screenplays not filmed. Each takes 6-10 months of work, so, roughly 16 years gone. Just experience and skill improvement.
— Guillermo del Toro (@RealGDT) September 21, 2021
A lista de filmes não lançados de del Toro inclui títulos como, Convenção das Bruxas, Liga da Justiça Sombria, A Bela e A Fera, At the Mountains of Madness, Viagem Fantástica, O Conde de Monte Cristo, Mephisto’s Bridge, Círculo de Fogo 2, Projeto secreto (sem título), Supertitious, Nightmare Alley, Haunted Mansion, O Gigante Enterradot, The Coffin, Drood, List of 7 (co-escrito com Mark Frost) e O Vento nos Salgueiros.
Em alguns casos, o público nunca verá os roteiros se transformando em filmes, como Círculo de Fogo 2, que segundo del Toro se era muito diferente do que veio a ser Círculo de Fogo: A Revolta (2018). Em outros casos, o roteirista participou do longa, mas em função diferente - Convenção das Bruxas (2020) foi produzido por del Toro, mas com roteiro e direção de Robert Zemeckis.
+++ LEIA MAIS: David Harbour culpa os fãs de Guillermo del Toro pelo fracasso do reboot de Hellboy
Apesar desses roteiros nunca se materializarem, novos projetos de del Toro estão a caminho, como Nightmare Alley, que tem previsão de estreia para dezembro de 2021. Além disso, ele também está trabalhando em uma adaptação de Pinóquio para a Netflix.
Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max
Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'
Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais
A utopia de Francis Ford Coppola
A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato
'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia