- Guillermo del Toro (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)

Guillermo del Toro escreveu 20 roteiros nunca filmados: '16 anos de experiência'

Guillermo del Toro escreveu roteiros que nunca viraram filmes por mais de uma década

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 21/09/2021, às 17h36

Guillermo del Toro é um dos grandes nomes da indústria cinematográfica, responsável por sucessos como Labirinto do Fauno (2006), A Colina Escarlate (2015) e A Forma da Água (2017). Apesar da longa filmografia, revelou pelas redes sociais que escreveu "cerca de 20 roteiros" os quais nunca foram filmados - mais de uma década de trabalho nunca utilizado. (via Indiewire)

"Pelas minhas contas, escrevi ou co-escrevi cerca de 33 roteiros. Dois ou três feitos por outros, 11 feitos por mim (Pinóquio está em progresso) então, cerca de 20 roteiros não filmados. Cada um precisou de 6 a 10 meses de trabalho, então, aproximadamente 16 anos se foram. Apenas experiência e melhoria de habilidade," escreveu no Twitter.

+++ LEIA MAIS: Guillermo del Toro é considerado o 'verdadeiro criador' de A Forma da Água; entenda

By my count I have written or co-written around 33 screenplay features. 2-3 made by others, 11 made by me (Pinocchio in progress) so- about 20 screenplays not filmed. Each takes 6-10 months of work, so, roughly 16 years gone. Just experience and skill improvement.

— Guillermo del Toro (@RealGDT) September 21, 2021

A lista de filmes não lançados de del Toro inclui títulos como, Convenção das Bruxas, Liga da Justiça Sombria, A Bela e A Fera, At the Mountains of Madness, Viagem Fantástica, O Conde de Monte Cristo, Mephisto’s Bridge, Círculo de Fogo 2, Projeto secreto (sem título), Supertitious, Nightmare Alley, Haunted Mansion, O Gigante Enterradot, The Coffin, Drood, List of 7 (co-escrito com Mark Frost) e O Vento nos Salgueiros.

Em alguns casos, o público nunca verá os roteiros se transformando em filmes, como Círculo de Fogo 2, que segundo del Toro se era muito diferente do que veio a ser Círculo de Fogo: A Revolta (2018). Em outros casos, o roteirista participou do longa, mas em função diferente - Convenção das Bruxas (2020) foi produzido por del Toro, mas com roteiro e direção de Robert Zemeckis.

+++ LEIA MAIS: David Harbour culpa os fãs de Guillermo del Toro pelo fracasso do reboot de Hellboy

Apesar desses roteiros nunca se materializarem, novos projetos de del Toro estão a caminho, como Nightmare Alley, que tem previsão de estreia para dezembro de 2021. Além disso, ele também está trabalhando em uma adaptação de Pinóquio para a Netflix.

entretenimento netflix filmes cinema produção Direção roteiro trabalho pinóquio nightmare alley círculo de fogo 20 roteiros convenção das bruxas guillerrmo del toro

Leia também

Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max


Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'


Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais


A utopia de Francis Ford Coppola


A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato


'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia