- Oslo, 31 de Agosto (Foto: Reprodução)
Trilogia Oslo

Há 13 anos, estreava 'Oslo, 31 de agosto'; conheça trilogia de Joachim Trier

Joachim Trier é parente distante do polêmico Lars von Trier

Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 31/08/2023, às 14h48 - Atualizado às 16h06

Neste domingo, 31, Oslo, 31 de Agosto (2011) completa 13 anos de lançamento. O segundo filme da trilogia Oslo, do diretor norueguês Joachim Trier, explora as temáticas do vício e da solidão.

O sobrenome de Joachim pode lembrar o de outro diretor muito famoso — e provavelmente mais polêmico: Lars von Trier. Eles são primos distantes, mas um não tem influência sobre a obra do outro, vale esclarecer.

Conheça a trilogia que pode ser considerada mais melancólica que o Melancolia (2011) de Lars von Trier:

Começar de Novo (2006)

Dois melhores amigos almejam uma carreira como escritores. Embora não haja uma competição, enquanto Phillip (Anders Danielsen Lie) consegue publicar seu livro, Erik (Espen Klouman Høiner — ator que curiosamente nasceu em um 31 de agosto) parece viver um fracasso ao ter o manuscrito rejeitado pela editora.

No entanto, quando o personagem de Anders é atingido por uma crise, o de Espen finalmente publica Prosopopeia. Em meio às ambições profissionais, os dois enfrentam dilemas amorosos. As possibilidades sobre o futuro são uma grande preocupação para um deles, ao mesmo tempo em que o outro revisita o passado. Começar de Novo tem uma narrativa dramática com jeito de comédia.

Oslo, 31 de Agosto (2011)

Anders, interpretado pelo ator de mesmo nome, deixa a clínica de reabilitação por um dia e tenta se reconectar com os amigos e a família. Os esforços do personagem para se manter sóbrio e retomar a vida, porém, não são muito valorizados pelas pessoas que ele visita. Após tantas tentativas de voltar aos trilhos, o círculo social de Anders já não atribui credibilidade a ele. As esperanças do jovem vão se esgotando enquanto ele desafia a sobriedade.

O filme é um remake de Trinta Anos Esta Noite (1963), de Louis Malle.

A Pior Pessoa do Mundo (2021)

Julie, vivida por Renate Reinsve, está completando 30 anos. A idade não é retratada como sinônimo de amadurecimento absoluto, já que Julie constata mais incertezas do que certezas em sua vida. De estudante de medicina, ela passa a ser atendente em uma livraria. Julie também se depara com a indecisão entre apostar em um romance com um quadrinista mais velho e bem-sucedido ou em uma paixão com um barista tão impulsivo quanto ela. Trata-se de mais um caminho oferecido por Trier para que seu personagem principal encontre a si mesmo.

noruega lars von trier oslo Joachim Trier Começar de Novo A Pior Pessoa do Mundo Oslo 31 de Agosto

Leia também

Tyler, the Creator entra no elenco de novo filme da A24


Rivais, com Zendaya, ganha data de estreia no Prime Video


Pixar teria tentado deixar Riley "menos gay" em Divertida Mente 2


Mickey 17, novo filme do diretor de Parasita, ganha trailer


Atriz diz que Jason Momoa "maltrava pessoas da equipe" no set de Minecraft


Os 50 melhores filmes de terror em 2024, segundo site