Após publicação pró-Palestina no Instagram, Emma Watson é acusada de antissemitismo por políticos israelenses
Redação Publicado em 07/01/2022, às 13h59
Emma Watson (Adoráveis Mulheres), intérprete de Hermione Granger em Harry Potter, é acusada de antissemitismo por políticos israelenses. A repercussão ocorreu após a atriz compartilhar no Instagram, nesta segunda, 3, um post sobre protesto pró-Palestina.
Watson, Embaixadora da Boa-Vontade da ONU Mulheres e engajada em debatas sociais e políticos, publicou uma montagem do coletivo de arte política Bad Activist. Nela, a frase “Solidarity is a verb” (“Solidariedade é um verbo”) sobrepõe a imagem de uma manifestação em Palestina.
+++LEIA MAIS: Emma Watson brinca com erro de edição em especial de Harry Potter: 'Não era tão fofa'
A atriz compartilhou na legenda do post um texto da ativista feminista Sara Ahmed sobre o tema: “Solidariedade não pressupõe que nossas lutas sejam as mesmas, que nossa dor seja a mesma, que nossas esperanças sejam por um só futuro. [...]”
O posicionamento da estrela de Harry Potter repercutiu nas redes sociais, e alguns políticos israelenses se manifestaram sobre a atitude da atriz. Danny Danon, ex-Ministro das Ciências de Israel, tuitou: “Menos 10 pontos para a Grifinória por ser antissemita, Emma Watson.”
10 points from Gryffindor for being an antisemite.@EmmaWatson pic.twitter.com/Qaqkx36JSg
— Ambassador Danny Danon | דני דנון (@dannydanon) January 3, 2022
+++LEIA MAIS: Harry Potter: Astros não conseguiam sair de personagens ao fim da saga; entenda
Os comentários de Danon foram criticados pela advogada e política britânica Baronesa Sayeeda Warsi, quem escreveu: “Mostrar solidariedade com os palestinos não é anti-semitismo. [...]”
Repeat after me Mr…
— Sayeeda Warsi (@SayeedaWarsi) January 3, 2022
Showing solidarity with Palestinians is not antisemitism
Appalling comments from former Israeli Ambassador to the UN
These constant attempts to stifle any and all support for Palestinians must be called out.
Solidarity @EmmaWatson #Palestine 🇵🇸 #EmmaWatson https://t.co/wldYw2PI36
O atual embaixador israelense na ONU, Gilad Erdan, também respondeu negativamente à postagem de Watson. O político compartilhou no Twitter: “A ficção pode funcionar em Harry Potter, mas não funciona na realidade. [...]”
Fiction may work in Harry Potter but it does not work in reality. If it did, the magic used in the wizarding world could eliminate the evils of Hamas (which oppresses women & seeks the annihilation of Israel) and the PA (which supports terror). I would be in favor of that! pic.twitter.com/u1TrP3sqSS
— Ambassador Gilad Erdan גלעד ארדן (@giladerdan1) January 3, 2022
+++LEIA MAIS: Harry Potter: Emma Watson tinha crush em Tom Felton durante filmagens; entenda
Watson não foi a primeira da franquia Harry Potter a ser acusada de antissemitismo. J.K. Rowling, autora da saga, foi criticada anteriormente pelo apresentador e comediante Jon Stewart por caracterizar os duendes do banco de Gringotes semelhante ao retrato dos judeus no livro The Protocols of Elder Zion (1903).
Harry Potter está de volta! A Pedra Filosofal (2001), primeiro filme da franquia completou 20 anos em novembro de 2021. Para comemorar a ocasião, o streaming HBO Max anunciou um especial chamado Harry Potter: Return to Hogwarts, com o retorno de Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint. Confira o trailer:
Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais
A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato
'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia
A utopia de Francis Ford Coppola
Isabel May será filha de Sidney Prescott em Pânico 7; filme marca o retorno de Neve Campbell à franquia
Mufasa: O Rei Leão ganha trailer com nova versão de 'Hakuna Matata'