James Cameron quase dirigiu filme do Homem-Aranha, mas a Fox o impediu: 'Isso pode valer, não sei, um bilhão!'
Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 06/12/2021, às 16h30
Peter Parker chegou aos cinemas pela primeira vez em Homem-Aranha (2002), estrelado por Tobey Maguire e dirigido por Sam Raimi — e, desde então, ganhou outras adaptações com Andrew Garfield e Tom Holland, lideradas por Marc Webb e Jon Watts. Cada cineasta trouxe características únicas ao personagem, mas um nome aclamado tentou participar de um filme do herói, mas não conseguiu.
James Cameron — de Avatar (2009), Titanic (1997), O Exterminador do Futuro (1984) e mais — revelou em entrevista ao Screen Crush, como tentou dirigir um filme do Homem-Aranha antes das tentativas de Raimi, mas não conseguiu. Por que o cineasta não teve sucesso? De acordo com informações do Collider, o maior motivo foi a questão burocrática dos direitos do personagem.
"Tentei fazer a Fox comprar, mas aparentemente os direitos estavam meio enrolados e a Sony tinha um apego muito questionável aos direitos e a Fox não iria lutar por isso," explicou Cameron. Segundo o diretor, o ex-presidente da Fox Peter Chernin não tinha interesse na briga judicial. "Então, falei: 'Vocês estão brincando? Isso pode valer, não sei, um bilhão!' US$ 10 bilhões mais tarde..."
Assim como a maior parte dos filmes criados ao redor de Peter Parker, a história de Cameron seria baseada nas origens do Homem-Aranha: "É o cara geek da escola que ninguém percebe, não é muito popular e todas essas coisas." O cineasta considera o personagem como "uma grande metáfora" para a puberdade e o "potencial que pessoas têm mas não reconhecem em si mesmas."
+++LEIA MAIS: Homem-Aranha: Tom Holland comenta nova trilogia: 'Peter Parker vai à faculdade'
Enquanto planejava ideias para o personagem, Cameron conversou com o criador do Homem-Aranha Stan Lee, quem aprovou a ideia de lançadores de teia biológicos, pois era o que fazia mais sentido. O cineasta também queria mais realidade na história, algo parecido com O Exterminador do Futuro ou Alien, que convencem a audiência.
"Você está no mundo real, não em uma Gotham City mística. Ou Superman e o Planeta Diário, onde tudo parece metafórico e de contos de fadas. Queria que fosse: Nova York, agora. Um menino é mordido por uma aranha e agora tem esses poderes e uma fantasia de ser o Homem-Aranha, faz um traje e é horrível, então precisa melhorar o uniforme e o grande problema dele é a roupa. Algo assim. Queria que fosse centrado na realidade e na experiência universal humana. Teria sido um filme divertido de criar."
Dirigido por Jon Watts, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021) é o terceiro filme solo do herói no MCU. O longa abordará as consequências da revelação feita por Mysterio (Jake Gyllenhaal) de que o Homem-Aranha é Peter Parker.
+++LEIA MAIS: Homem-Aranha 3: Fãs entram em briga violenta por ingressos do filme; entenda
Agora que o mundo inteiro sabe a verdade e se volta contra o herói, Peter precisa da ajuda do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para apagar a mente de todos e voltar com a manter a identidade em segredo. No entanto, nem tudo sairá como planejado e as ações do Mago podem trazer graves efeitos no multiverso. A produção chega aos cinemas brasileiros em 16 de dezembro de 2021. Confira o trailer oficial:
A dura crítica de Cate Blanchett aos filmes da Marvel
Salão de Baile: This Is Ballroom é o grande vencedor do 32º Festival MixBrasil
‘Arcane’: Tudo sobre o sucesso da Netflix e sua relação com League of Legends
Após estreia, Wicked e Gladiador 2 entram na disputa pelo Oscar 2025
Wicked traz participação superespecial — e não é a que você está pensando
Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde