- Robert Downey Jr. em Homem de Ferro (Foto: Reprodução)

Homem de Ferro: Qual fala icônica Robert Downey Jr. improvisou no filme? Kevin Feige responde

Robert Downey Jr., astro de Homem de Ferro, improvisou uma das falas mais icônicas do herói - e mudou a maneira na qual a Marvel produz os filmes

Redação Publicado em 28/01/2022, às 16h18

Robert Downey Jr. (Dolittle), astro de Homem de Ferro (2008), improvisou uma das falas mais icônicas do filme da Marvel. Em entrevista à IndieWire, o produtor Kevin Feige contou sobre o momento na qual o ator propôs a frase responsável por impactar as histórias do MCU.

Kevin relembrou a cena final do filme que introduziu Robert como o herói: "Tony Stark não lerá o cartão [na coletiva de imprensa]? Ele apenas solta a frase: 'Eu sou o Homem de Ferro?' Isso parece de acordo com quem é esse personagem."

+++LEIA MAIS: Marvel: Happy Hogan quase morreu em Homem de Ferro 3; entenda

Feige comentou sobre a mudança proposta por Downey Jr. combinar com o filme e com a personalidade do empresário bilionário: “[A frase] não estava nos quadrinhos, mas era algo muito coerente com quem o personagem é na história. Com certeza é algo que ele faria.”

A sugestão do ator não mudou apenas a história do herói, mas a maneira na qual a Marvel produzia os filmes. “Esse sucesso nos inspirou a confiar mais em nós mesmos para encontrarmos o equilíbrio entre permanecer fiel aos quadrinhos, mas sem medo de adaptar, evoluir e mudar,” compartilhou Feige.

+++LEIA MAIS: Batman e Homem de Ferro são os heróis menos ecológicos, segundo estudo

O produtor continuou: "É uma linha tênue. Se você está mudando algo sem motivo, isso é uma atitude, mas se você decide alterar algo porque quer potencializar o espírito de quem é o personagem, essa é uma mudança que estávamos dispostos a fazer."

Tony Stark voltou a pronunciar o famoso bordão no final de Homem de Ferro 3 (2013), após destruir os trajes do herói. A frase, também não prevista nas histórias em quadrinhos, simbolizou um novo capítulo do personagem: quando ele tem consciência de que não se resume apenas a uma armadura.

+++LEIA MAIS: Homem-Aranha: Tom Holland fala sobre ser ‘novo Robert Downey Jr.': ‘Fãs apoiam’

A curta fala alterou também a expectativa do público com as produções da Marvel. Kevin destacou: "[A atitude de Robert] nos inspirou em todos os filmes. O que amo agora é como os fãs esperam que o MCU mude e se adapte. Esperam ver a inspiração nos quadrinhos, ao invés de sermos servilmente dedicados a eles."

A última vez que ouvimos o fiel bordão do Homem de Ferro foi no final de Vingadores: Ultimato (2019). Após os heróis lutarem arduamente com Thanos, o vilão, ganhando a guerra, diz: "Eu sou inevitável."

+++LEIA MAIS: Homem-Aranha: Tom Holland quer parceria com novo Capitão América: 'Devemos fazer acontecer'

O momento precede um dos maiores plot twist da franquia: o personagem de Robert, com as Joias do Infinito na mão, responde: "E eu sou o Homem de Ferro," e estala os dedos causando o fim do Titã e do exército dele. No entanto, a atitude do herói o levou a morte.

Apesar da emoção do desfecho, a fala também não estava prevista para ocorrer. Felizmente, os diretores Joe e Anthony Russo tiveram dúvidas com a primeira versão da cena: "Tony não diria nada naquele momento. Estávamos na sala de edição, e falávamos: 'Ele tem que dizer algo. Este é um personagem que viveu e morreu por piadas,'” revelou os irmãos em evento de divulgação do longa.

+++LEIA MAIS: Marvel: 5 melhores heróis da história dos quadrinhos; Homem-Aranha, Homem de Ferro e mais [LISTA]

“Nós simplesmente não conseguimos [pensar em um encerramento]. Tentamos um milhão de falas diferentes. [...] Nosso editor Jeff Ford, quem esteve conosco nos quatro filmes e é um contador de histórias incrível, disse: 'Por que não encerramos o círculo com a frase: Eu sou o Homem de Ferro?' Falamos: 'Peguem as câmeras! Vamos filmar isso amanhã,'" concluiu os diretores.


Ironheart (2022)

Ironheart trará a história de Riri Williams, quem desenvolveu armadura similar à do Homem de Ferro aos 15 anos de idade. A personagem apareceu nos quadrinhos pela primeira vez em 2016, além de participar de série animada da Marvel.

+++LEIA MAIS: Ironheart: Série da Marvel pode apresentar vilão conectado ao Homem de Ferro; entenda

A série está prevista para estrear no Disney+ em 2022 e, segundo o The Hollywood Reporter, contará com seis episódios.

Coming soon to #DisneyPlus, Dominique Thorne is genius inventor Riri Williams in Ironheart, an Original Series about the creator of the most advanced suit of armor since Iron Man. pic.twitter.com/VB94VyPr9e

— Marvel Studios (@MarvelStudios) December 11, 2020
filme entretenimento cinema Cena marvel MCU herói franquia icônica Robert Downey Jr homem de ferro Kevin Feige fala Tony Stark improvisou frase

Leia também

Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais


A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato


'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia


A utopia de Francis Ford Coppola


Isabel May será filha de Sidney Prescott em Pânico 7; filme marca o retorno de Neve Campbell à franquia


Mufasa: O Rei Leão ganha trailer com nova versão de 'Hakuna Matata'