Levantamento feito pelos desenvolvedores de 'Star Wars Commander' mostra se fãs preferem o Império Galáctico ou a Aliança Rebelde
Por Rodrigo Tammaro Publicado em 26/09/2024, às 18h03
Ao longo da trama, a saga Star Wars aborda diversas discussões sobre política e sociedade. Império Galáctico e Aliança Rebelde são apenas alguns exemplos de “facções” que fazem parte do enredo e dividem os fãs pelo mundo todo.
Um jogo ambientado no universo de Guerra nas Estrelas revelou detalhes interessantes sobre como cada país enxerga os dois lados na história.
Star Wars Commander é um game de estratégia e administração lançado em 2014. No início da campanha, os jogadores precisam escolher se querem comandar a Aliança Rebelde ou o Império Galáctico.
Quando o jogo alcançou a marca de 5 milhões de players, os desenvolvedores publicaram um infográfico que demonstra as escolhas feitas pela maioria dos fãs em cada lugar.
O infográfico mostrou que, na maioria dos casos, os jogadores de países do Sul global tendem a escolher os Rebeldes – marcados no mapa em tons de amarelo.
+++LEIA MAIS: Daisy Ridley diz que filmagens de novo Star Wars devem começar em 2025
Esse é o caso do Brasil, que aparece com cerca de 55% dos jogadores escolhendo defender o time de Luke Skywalker e cia.
A lista de países mais alinhados aos Rebeldes é liderada pelos africanos, com Somália, Etiópia, Mali e Angola registrando mais de 65%.
Por outro lado, os países do Norte global costumam escolher o Império – marcado em tons de azul. Rússia, Cazaquistão e Mongólia lideram com quase 60% de identificação com as forças de Darth Vader.
Os Estados Unidos também têm preferência pelo Império e a Europa fica dividida, com o Leste do continente mais marcado em azul. A China aparece em cinza porque o jogo não está disponível no país.
O próprio diretor George Lucas comentou que as disputas políticas têm um papel central na trama.
“Não é a ciência, os alienígenas e todo esse tipo de coisa que me interessa. É como as pessoas reagem a todas essas coisas”, disse em participação no programa Story of Science Fiction de James Cameron.
Ele também explicou que a saga Star Wars é inspirada em histórias reais de rebeliões que superaram forças poderosas.
+++LEIA MAIS: George Lucas acredita que franquia Star Wars perdeu "a essência que coloquei nela"
Nós estávamos lutando contra o maior império do mundo e éramos apenas caipiras com chapéus de pele de guaxinim”, disse George Lucas se referindo à independência dos Estados Unidos contra o Império Britânico.
Em outro momento, ele comenta como, durante a Guerra do Vietnã, os Estados Unidos ocuparam esse lugar dos poderosos.
A ironia é que, em ambos, os pequenos venceram. Os impérios altamente técnicos, tanto o britânico quanto o americano, perderam. Esse era o ponto principal.”
A dura crítica de Cate Blanchett aos filmes da Marvel
Salão de Baile: This Is Ballroom é o grande vencedor do 32º Festival MixBrasil
‘Arcane’: Tudo sobre o sucesso da Netflix e sua relação com League of Legends
Após estreia, Wicked e Gladiador 2 entram na disputa pelo Oscar 2025
Wicked traz participação superespecial — e não é a que você está pensando
Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde