James Wan dirigiu e escreveu apenas o primeiro filme de Jogos Mortais; nos outros, o cineasta atuou apenas como produtor dos projetos
Felipe Grutter (@felipegrutter)
Publicado em 30/10/2024, às 13h08Apesar de ter dirigido e ser um dos roteiristas do primeiro filme de Jogos Mortais, James Wan não voltou a assumir cargos criativos nos lançamentos seguintes (ele apenas produziu). Por conta disso, o cineasta revelou como teria levado a icônica saga de terror "por um caminho diferente."
Durante entrevista à People, na qual opinou que a armadilha de urso reversa é a melhor da franquia, Wan falou sobre as decisões criativas de Jogos Mortais ao longo dos filmes. "Mas é por isso que nunca fui necessariamente crítico sobre o rumo que a franquia tomou," afirmou.
Então, ele elogiou Lionsgate, estúdio responsável pela franquia, e "todos os diretores subsequentes" que comandaram os filmes: "Eles todos fizeram um ótimo trabalho pastoreando essa franquia e [continuando] a fazer tantas quantas fizeram. Então, parabéns a eles por saberem o que fazer e a direção para onde eles sentiram que precisavam levar isso."
Além disso, o diretor discutiu sobre o tempo que passou na produção do primeiro filme, lançado em 4 de fevereiro de 2005 nos cinemas brasileiros. Segundo ele, não há nada de perfeito neste longa, além de que "a produção de Jogos Mortais foi literalmente eu passando todos os dias lutando por coisas que não posso obter."
Então, embora o filme e a franquia em si sejam um conforto para os outros, como cineasta, como diretor, você não pode deixar de ver todas as coisas que não conseguiu. E eu acho que é assim que somos como artistas, não vemos realmente que o copo está meio cheio — vemos que o copo está meio vazio.
Por fim, James Wan explicou como ainda tem "um pouco desse tipo de mentalidade" sobre Jogos Mortais, "mas, obviamente, as pessoas adoraram. E, definitivamente, agora eu posso, eu acho, olhar para trás através de um vidro mais cor-de-rosa, em oposição a como eu me sentia naquela época."
+++LEIA MAIS: A cena de terror mais assustadora da história, segundo ator de Jogos Mortais
+++LEIA MAIS: Os 50 filmes de terror mais assustadores da história, segundo ciência
+++LEIA MAIS: A Substância irá concorrer como musical/comédia no Globo de Ouro
+++LEIA MAIS: Abraço de Mãe, terror com Marjorie Estiano, estreia na Netflix
+++LEIA MAIS: Os 10 jogos de terror mais assustadores de todos os tempos