- Joss Whedon (Foto: Michael Tullberg / Getty Images) | Firefly (Foto: Reprodução/IMDb)

Joss Whedon é acusado de humilhar roteirista de Firefly; entenda

Escritor de Firefly, quem preferiu não ser identificado, revelou uma história envolvendo Joss Whedon

Redação Publicado em 18/01/2022, às 11h54

Nos últimos anos, múltiplas denúncias contra Joss Whedon acerca de comportamentos abusivos nos sets de filmagens foram expostas na internet; com Ray Fisher (Ciborgue) sendo um dos principais nomes a falar sobre o diretor de Liga da Justiça (2017). No entanto, ele não foi o único - e, agora, um escritor de Firefly revelou uma situação em que Whedon humilhou uma roteirista. 

Em uma longa reportagem da Vulture (com direito a uma entrevista com Whedon), via E-Pipoca, um escritor, quem preferiu não ter a identidade revelada, contou uma história do diretor no set de Firefly. Segundo ele explicou, Whedon teria humilhado uma roteirista em frente a diversos integrantes da equipe. 

+++LEIA MAIS: Ray Fisher exige resultados completos da investigação da Warner Bros. sobre comportamento de Joss Whedon no set de Liga da Justiça

"Foram basicamente 90 minutos de zombaria cruel. Joss [Whedon] fingiu ter um projetor de slides, e ele leu o diálogo dela em voz alta e fingiu que estava dando uma palestra sobre escrita terrível enquanto passava pelos ‘slides’ e fazia vozes engraçadas – engraçadas para ele. Os caras estavam olhando para suas páginas, e essa mulher estava lutando contra as lágrimas o tempo todo. Eu tive minha cota de showrunners de merda, mas a intenção de machucar – isso é o que se destaca para mim agora," contou.

Criada por Whedon, a série Firefly contou com apenas uma temporada, composta por 14 episódios, exibidos entre 2002 e 2003. Dentre os nomes do elenco estão Nathan Fillion, Gina Torres, Alan Tudyk, Morena Baccarin, Adam Baldwin, Jewel Staite, Sean Maher, Summer Glau e Ron Glass

+++LEIA MAIS: Liga da Justiça: Jeremy Irons, Alfred no filme, critica versão de Joss Whedon: ‘Terrível’


Polêmicas de Liga da Justiça

Em julho de 2020, Fisher, em uma série de publicações nas redes sociais, acusou o cineasta de comportamento abusivo no set de filmagem. O ator também afirmou que Whedon clareou digitalmente o tom de pele de atores negros na pós-produção do filme.

Joss Wheadon’s on-set treatment of the cast and crew of Justice League was gross, abusive, unprofessional, and completely unacceptable.

He was enabled, in many ways, by Geoff Johns and Jon Berg.

Accountability>Entertainment

— Ray Fisher (@ray8fisher) July 1, 2020

Gal Gadot (Mulher-Maravilha) também criticou a postura do cineasta. De acordo com um artigo do The Hollywood Reporter, o diretor tinha diversos conflitos com a atriz por divergentes opiniões, além de pressioná-la constantemente e ameaçar a carreira dela.

+++LEIA MAIS: Deborah Snyder, produtora de Liga da Justiça, reportou comportamento de Joss Whedon à Warner

entretenimento notícia cinema comportamento abusivo liga da justiça Joss Whedon relato firefly

Leia também

Eric Roberts pede desculpa por afirmações 'falsas' sobre irmã Julia Roberts


As 10 melhores séries de 2024 até agora, segundo o Metascore


18ª CineBH homenageia Anna Muylaert e anuncia programação com mais de 100 filmes


Netflix: confira as séries e filmes mais assistidos no 1º semestre de 2024


Prisioneiros se conhecem em novo clipe de "O Poço 2", novidade da Netflix


Não Fale o Mal: Diretor do filme original detona remake: 'Não sei o que há com americanos'