- Shawn Mendes, Justin Bieber (Foto: Getty Images)

Justin Bieber, Shawn Mendes e mais: Por que tantos artistas cancelam shows por saúde mental?

Preocupação com saúde mental aumentou entre artistas em retomada de shows após pandemia

Dimitrius Vlahos Publicado em 22/09/2022, às 16h20

A saúde mental dos artistas nunca foi tão debatida e exposta. Grandes artistas internacionais como Justin Bieber, Shawn Mendes, Disclosure, entre outros cancelaram shows e turnês por exaustão psicológica.

Conforme apontado em reportagem do jornal The Guardian, há dois principais fatores para o momento vivido: a maior disposição dos artistas para falar sobre saúde mental e as demandas da profissão, e o desespero da indústria em retomar atividades após pandemia que foi muito prejudicial para o setor.

+++ LEIA MAIS: Justin Bieber cancela todas as apresentações da Justice Tour

Em entrevista ao jornal, o vocalista da banda britânica Yard Act, James Smith, ressaltou como músicos não querem perder oportunidades - por outro lado, as "turnês infinitas" consomem o psicológico rapidamente.

Você pode dizer não às ofertas. Mas se você perde tração, e então as oportunidades não surgem de novo, a culpa é sua.

No Reino Unido, o projeto Music Minds Mater (Mentes da Música Importam, em tradução livre) ajuda artistas com suporte 24 horas para questões de saúde mental. Integrante da organização, Joe Hastings afirmou: "Depois de um período de inatividade, os números subiram muito. As pessoas relatam ansiedade, estresse e ansiedade sobre a própria performance."

+++ LEIA MAIS: Lollapalooza: Ingresso sobe 27% acima da inflação

O jornalista Ian Winwood, que escreveu livro sobre as demandas excessivas do mercado da música, relembrou alguns momentos que indicam como a exaustão é um problema antigo. O repórter fez entrevista com Layne Staley, do Alice in Chains, quando o músico "não tinha condições de conversar com a imprensa," descreveu.

Como aconteceu com Justin Bieber após boatos de cancelamento de show no Rio de Janeiro e o cancelamento efetivo de datas em São Paulo, artistas temem que o público, com "trabalhos de verdade," façam julgamentos e chamem os músicos de ingratos. Mas Winwood contrapõe:

Se um artista cresceu a ponto de todas as pessoas saberem seu nome, essa pessoa já é forte e resiliente. Se eles falam que estão quebrados, acredite.
música show notícia Pop cancelamento shawn mendes justin bieber pandemia saúde mental

Leia também

Eric Roberts pede desculpa por afirmações 'falsas' sobre irmã Julia Roberts


As 10 melhores séries de 2024 até agora, segundo o Metascore


18ª CineBH homenageia Anna Muylaert e anuncia programação com mais de 100 filmes


Netflix: confira as séries e filmes mais assistidos no 1º semestre de 2024


Prisioneiros se conhecem em novo clipe de "O Poço 2", novidade da Netflix


Não Fale o Mal: Diretor do filme original detona remake: 'Não sei o que há com americanos'