- Shawn Mendes, Justin Bieber (Foto: Getty Images)

Justin Bieber, Shawn Mendes e mais: Por que tantos artistas cancelam shows por saúde mental?

Preocupação com saúde mental aumentou entre artistas em retomada de shows após pandemia

Dimitrius Vlahos Publicado em 22/09/2022, às 16h20

A saúde mental dos artistas nunca foi tão debatida e exposta. Grandes artistas internacionais como Justin Bieber, Shawn Mendes, Disclosure, entre outros cancelaram shows e turnês por exaustão psicológica.

Conforme apontado em reportagem do jornal The Guardian, há dois principais fatores para o momento vivido: a maior disposição dos artistas para falar sobre saúde mental e as demandas da profissão, e o desespero da indústria em retomar atividades após pandemia que foi muito prejudicial para o setor.

+++ LEIA MAIS: Justin Bieber cancela todas as apresentações da Justice Tour

Em entrevista ao jornal, o vocalista da banda britânica Yard Act, James Smith, ressaltou como músicos não querem perder oportunidades - por outro lado, as "turnês infinitas" consomem o psicológico rapidamente.

Você pode dizer não às ofertas. Mas se você perde tração, e então as oportunidades não surgem de novo, a culpa é sua.

No Reino Unido, o projeto Music Minds Mater (Mentes da Música Importam, em tradução livre) ajuda artistas com suporte 24 horas para questões de saúde mental. Integrante da organização, Joe Hastings afirmou: "Depois de um período de inatividade, os números subiram muito. As pessoas relatam ansiedade, estresse e ansiedade sobre a própria performance."

+++ LEIA MAIS: Lollapalooza: Ingresso sobe 27% acima da inflação

O jornalista Ian Winwood, que escreveu livro sobre as demandas excessivas do mercado da música, relembrou alguns momentos que indicam como a exaustão é um problema antigo. O repórter fez entrevista com Layne Staley, do Alice in Chains, quando o músico "não tinha condições de conversar com a imprensa," descreveu.

Como aconteceu com Justin Bieber após boatos de cancelamento de show no Rio de Janeiro e o cancelamento efetivo de datas em São Paulo, artistas temem que o público, com "trabalhos de verdade," façam julgamentos e chamem os músicos de ingratos. Mas Winwood contrapõe:

Se um artista cresceu a ponto de todas as pessoas saberem seu nome, essa pessoa já é forte e resiliente. Se eles falam que estão quebrados, acredite.
música show notícia Pop cancelamento shawn mendes justin bieber pandemia saúde mental

Leia também

O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma


Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada


Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site


Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4


Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais


Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo