- Joss Whedon (Foto: Michael Tullberg / Getty Images) │ Ray Fisher (Foto: Frazer Harrison / Getty Images)

Liga da Justiça: Joss Whedon nega acusações de Ray Fisher e critica elenco do filme; entenda

Joss Whedon, diretor de Liga da Justiça, negou acusações do elenco sobre comportamento abusivo e criticou atores do filme

Redação Publicado em 17/01/2022, às 14h08

Joss Whedon (Firefly), diretor de Liga da Justiça (2017), negou acusações de Ray Fischer (The Flash) e criticou elenco do filme da DC. O cineasta foi denunciado por se comportar de maneira abusiva nos sets de filmagens e por alterar o tom de pele de atores negros durante pós-produção do longa.

Em entrevista ao New York Magazine, Whedon afirmou esperar do elenco um comportamento mais colaborativo durante as filmagens: “Nunca trabalhei com um grupo tão rude de atores.”

+++LEIA MAIS: Liga da Justiça: Jeremy Irons, Alfred no filme, critica versão de Joss Whedon: ‘Terrível’

Ao referenciar as alegações do intérprete do Ciborgue, o cineasta negou o ocorrido e criticou a postura do ator: “Nenhuma das acusações [feitas por Fischer] são verdadeiras, ou sequer mereçam ser discutidas. Estamos falando sobre uma força maléfica, um ator ruim, nos dois sentidos.”

O cineasta também rebateu comentário de Gal Gadot, a Mulher-Maravilha no filme, e acusou a atriz israelense de não entender a postura dele: “Não ameaço as pessoas. Quem faz isso? Inglês não é a primeira língua dela, e costumo ser um pouco exagerado no jeito de conversar.”

+++LEIA MAIS: Ray Fisher exige resultados completos da investigação da Warner Bros. sobre comportamento de Joss Whedon no set de Liga da Justiça

Whedon, quem teve a carreira prejudicada após as polêmicas, aproveitou para reiterar como a repercussão das acusações dos atores prejudicou o trabalho dele como diretor: “O início da internet me levantou, e a internet moderna me derrubou. [...]”

Em julho de 2020, Fisher, em uma série de publicações nas redes sociais, acusou o cineasta de comportamento abusivo no set de filmagem. O ator também afirmou que Whedon clareou digitalmente o tom de pele de atores negros na pós-produção do filme.

Joss Wheadon’s on-set treatment of the cast and crew of Justice League was gross, abusive, unprofessional, and completely unacceptable.

He was enabled, in many ways, by Geoff Johns and Jon Berg.

Accountability>Entertainment

— Ray Fisher (@ray8fisher) July 1, 2020

+++LEIA MAIS: Deborah Snyder, produtora de Liga da Justiça, reportou comportamento de Joss Whedon à Warner

Gadot também criticou a postura do cineasta. De acordo com um artigo do The Hollywood Reporter, o diretor tinha diversos conflitos com a atriz por divergentes opiniões, além de pressioná-la constantemente e ameaçar a carreira dela.

Jason Mamoa, intérprete de Aquaman no longa, apoiou os colegas de elenco nas redes sociais: “Essa merda tem que parar e devemos olhar para Ray Fischer e todos que experienciaram o que aconteceu sob a vigilância da Warner. [...]”

+++LEIA MAIS: Joss Whedon destruiu três anos de trabalho em Liga da Justiça, segundo Zack Snyder


Liga da Justiça

O filme Liga da Justiça (2017) foi cercado por polêmicas. Em maio de 2017, Zack Synder afastou-se da direção do longa após a filha Autumn cometer suicídio. O cargo foi assumido pelo cineasta Joss Whedon, quem propôs diversas mudanças (e refilmagens) extremamente criticadas.

Com a repercussão negativa, os fãs organizaram campanhas pelo lançamento da versão de Snyder, compartilhada em 2021. Confira o trailer de Liga da Justiça - Snyder Cut:

dc filme entretenimento cinema herói liga da justiça acusações gal gadot negou ciborgue Joss Whedon comportamento abusivo denunciou Ray Fischer

Leia também

Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais


A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato


'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia


A utopia de Francis Ford Coppola


Isabel May será filha de Sidney Prescott em Pânico 7; filme marca o retorno de Neve Campbell à franquia


Mufasa: O Rei Leão ganha trailer com nova versão de 'Hakuna Matata'