Fernanda Torres interpretou Eunice Paiva no filme inspirado na obra de Marcelo Rubens Paiva
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)
Publicado em 06/01/2025, às 14h29Marcelo Rubens Paiva, escritor de Ainda Estou Aqui, obra que inspirou o filme de Walter Salles, comemorou a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025. A atriz recebeu o prêmio de Melhor Atriz por sua interpretação de Eunice Paiva, mãe do autor, no longa-metragem.
Nas redes sociais, Paiva exaltou o feito histórico de Fernanda Torres, que se tornou a primeira atriz brasileira a vencer o prêmio de atuação no Globo de Ouro. Ele também aproveitou a ocasião para destacar a resistência do cinema nacional em meio a desafios:
Tentaram acabar com o cinema brasileiro, criminalizar leis de incentivo à cultura, mas nós ainda estamos aqui. Eles se vão, a gente fica! Viva Fernanda Torres e Montenegro, Sônia, Marília, Glauber, Nelson, Babenco, Walter, Meirelles, Padilha, Kleber, Karim, Anselmo e tantos...", escreveu no X/Twitter.
A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro aumenta suas chances de ser indicada ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Atriz. A cerimônia do Oscar está marcada para 2 de março, e a possibilidade de uma indicação histórica para a artista já movimenta os bastidores do cinema brasileiro.
O filme aborda a trajetória de Eunice Paiva durante os anos de chumbo no Brasil e foi inspirado nos relatos emocionantes do livro Ainda Estou Aqui. A narrativa acompanha a luta de Eunice, mãe de cinco filhos, após o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar. Ao enfrentar a repressão do regime, Eunice se transforma em uma figura de resistência, conciliando o cuidado com a família e a busca por justiça. O longa explora as nuances de sua força emocional e o impacto da violência estatal na vida pessoal e política de uma mulher determinada a preservar a memória de seu companheiro e proteger seus filhos.