Após ser adiado algumas vezes, Marighella chega aos cinemas nacionais ainda em 2021 - 52 anos após a morte de Carlos Marighella
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 04/10/2021, às 16h51 - Atualizado em 31/10/2021, às 11h00
Após ter o lançamento adiado algumas vezes devido à pandemia de covid-19 e problemas com a Ancine (Agência Nacional do Cinema), Marighella (2019) ganhou nova data de estreia. É o primeiro longa-metragem dirigido por Wagner Moura e traz Seu Jorge como protagonista.
O filme conta a história de Carlos Marighella, escritor, político e guerrilheiro, oposição a ditadura militar que, devido a isso, foi brutalmente assassinado. A produção chega aos cinemas após exatos 52 anos da violenta morte de Marighella.
+++ LEIA MAIS: Além da música: 5 filmes com a participação de Seu Jorge [LISTA]
Pensando nisso, confira tudo o que sabemos sobre Marighella:
O filme é inspirado em uma biografia de Marighella escrita pelo jornalista Mário Magalhães. Na produção, somos apresentados aos cinco últimos anos de vida do guerrilheiro — e ao seu violento assassinato.
Marighella foi um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura militar brasileira e, em 1969, foi morto em uma emboscada dos agentes do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social).
Além de contar com Seu Jorge no papel de Carlos Marighella, o filme tem outros atores de peso, como Adriana Esteves interpretando Clara e Herson Capri como Jorge Salles. Humberto Carrão, Bruno Gagliasso, Rafael Lozano, Luiz Carlos Vasconcelos e Bella Camero completam o elenco.
Marighella marca a estreia de Wagner Moura na direção, quem também roteirizou o filme ao lado de Felipe Braga. Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck são os produtores.
Marighella chega aos cinemas brasileiros em 4 de novembro de 2021. Contudo, o filme já teve sua estreia mundial em fevereiro de 2019 no Festival de Berlim. Lá, foi recebido sob aplausos.
+++ LEIA MAIS: Wagner Moura e outros 7 brasileiros são convidados para Academia do Oscar, veja lista
O filme que representa o maior arrependimento de Meryl Streep
Austin Butler explica como cheiros lhe ajudam a entrar no personagem
Tarantino exalta Coringa: Delírio a Dois: 'Está dizendo f***-se para o público'
Paul Mescal conseguiu papel em Gladiador 2 em reunião online: "Falamos por 10 minutos"
Irmãos Wayans irão se reunir para desenvolver novo Todo Mundo em Pânico
Os 10 melhores filmes do ator Jackie Chan - de Hong Kong à Hollywood