- Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss em Matrix Resurrections (foto: Reprodução / Warner)

Matrix 4: Warner responde processo por lançamento na HBO Max e nega prejuízo à produtora; entenda

Coprodutora Village Roadshow Entertainment alegou quebra de contrato da Warner por lançamento híbrido de Matrix Resurrections

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 15/02/2022, às 10h43

Warner Bros. respondeu processo por lançamento de Matrix Resurrections (2021) na HBO Max movido pela coprodutora Village Roadshow Entertainment. O estúdio afirmou ter ressarcido parceiros e reivindicou pagamentos atrasados em comunicado oficial (via Splash).

"As ações da Village Roadshow‎‎ foram dúbias e essa disputa é inventada," segundo representantes da empresa. A principal alegação do processo é a suposta quebra de contrato por lançamento híbrido - considerando como apenas lucros da bilheteria seriam divididos com coprodutores e elenco.

+++ LEIA MAIS: Matrix Resurrections: Produtores processam Warner Bros por lançamento na HBO Max; entenda

"A Village ficou feliz em ter seu nome nos créditos, viajando para a estreia mundial em São Francisco [Estados Unidos], e estendeu-se para a mídia como produtores do filme. Mas agora, renegaram sua obrigação contratual de pagar sua parte do custo da produção," continuou sobre calote da Village Roadshow.

A estratégia visando maior número de assinantes para a HBO Max reduziria os lucros dos parceiros, mas segundo o estúdio, os coprodutores não fecharam o acordo pela falta de pagamentos de despesas.

+++ LEIA MAIS: Keanu Reeves: Matrix sofre boicote na China por polêmica envolvendo ator; entenda

"Nossa única exceção foi justamente a Village Roadshow, que se recusou a honrar compromisso de pagar parte dos custos de produção, rejeitando a oportunidade que oferecemos para removê-los do risco de baixo desempenho financeiro," justificaram.

O comunicado destaca como este não é modelo de negócios da Warner com "parceiros confiáveis."

+++ LEIA MAIS: Matrix 4: Quanto Keanu Reeves recebeu para viver Neo novamente?

Os lançamentos híbridos entre streaming e cinema geraram polêmica em 2021, com críticas de cineastas e atores. Na Marvel, houve desentendimento com Scarlett Johansson. A protagonista de Viúva Negra (2021) processou a Disney pelo lançamento simultâneo visando diminuir o pagamento dela e aumentar o valor da Disney+.


Tudo que sabemos sobre Matrix Resurrections (2021)

Quarto filme da franquia, Matrix Resurrections é dirigido por Lana Wachowski e conta com o retorno dos atores Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity) e Jada Pinkett Smith (Niobe).

+++ LEIA MAIS: Keanu Reeves na Marvel? Astro confirma encontro com Kevin Feige; entenda

Além disso, Neil Patrick Harris, Priyanka Chopra, Yahya Abdul-Mateen II, Jonathan Groff, Jessica Henwick se juntam ao elenco. O filme mostra Neo atormentado por memórias estranhas e atraído para a Matrix novamente. A produção chegou aos cinemas em 22 de dezembro de 2021 e está disponível na HBO Max.

 

filme hbo max notícia cinema Warner Bros processo Disney Keanu Reeves viúva negra matrix resurrections village roadshow

Leia também

Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde


Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max


Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'


Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais


A utopia de Francis Ford Coppola


A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato