- Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss em Matrix Resurrections (foto: Reprodução / Warner)

Matrix 4: Warner responde processo por lançamento na HBO Max e nega prejuízo à produtora; entenda

Coprodutora Village Roadshow Entertainment alegou quebra de contrato da Warner por lançamento híbrido de Matrix Resurrections

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 15/02/2022, às 10h43

Warner Bros. respondeu processo por lançamento de Matrix Resurrections (2021) na HBO Max movido pela coprodutora Village Roadshow Entertainment. O estúdio afirmou ter ressarcido parceiros e reivindicou pagamentos atrasados em comunicado oficial (via Splash).

"As ações da Village Roadshow‎‎ foram dúbias e essa disputa é inventada," segundo representantes da empresa. A principal alegação do processo é a suposta quebra de contrato por lançamento híbrido - considerando como apenas lucros da bilheteria seriam divididos com coprodutores e elenco.

+++ LEIA MAIS: Matrix Resurrections: Produtores processam Warner Bros por lançamento na HBO Max; entenda

"A Village ficou feliz em ter seu nome nos créditos, viajando para a estreia mundial em São Francisco [Estados Unidos], e estendeu-se para a mídia como produtores do filme. Mas agora, renegaram sua obrigação contratual de pagar sua parte do custo da produção," continuou sobre calote da Village Roadshow.

A estratégia visando maior número de assinantes para a HBO Max reduziria os lucros dos parceiros, mas segundo o estúdio, os coprodutores não fecharam o acordo pela falta de pagamentos de despesas.

+++ LEIA MAIS: Keanu Reeves: Matrix sofre boicote na China por polêmica envolvendo ator; entenda

"Nossa única exceção foi justamente a Village Roadshow, que se recusou a honrar compromisso de pagar parte dos custos de produção, rejeitando a oportunidade que oferecemos para removê-los do risco de baixo desempenho financeiro," justificaram.

O comunicado destaca como este não é modelo de negócios da Warner com "parceiros confiáveis."

+++ LEIA MAIS: Matrix 4: Quanto Keanu Reeves recebeu para viver Neo novamente?

Os lançamentos híbridos entre streaming e cinema geraram polêmica em 2021, com críticas de cineastas e atores. Na Marvel, houve desentendimento com Scarlett Johansson. A protagonista de Viúva Negra (2021) processou a Disney pelo lançamento simultâneo visando diminuir o pagamento dela e aumentar o valor da Disney+.


Tudo que sabemos sobre Matrix Resurrections (2021)

Quarto filme da franquia, Matrix Resurrections é dirigido por Lana Wachowski e conta com o retorno dos atores Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity) e Jada Pinkett Smith (Niobe).

+++ LEIA MAIS: Keanu Reeves na Marvel? Astro confirma encontro com Kevin Feige; entenda

Além disso, Neil Patrick Harris, Priyanka Chopra, Yahya Abdul-Mateen II, Jonathan Groff, Jessica Henwick se juntam ao elenco. O filme mostra Neo atormentado por memórias estranhas e atraído para a Matrix novamente. A produção chegou aos cinemas em 22 de dezembro de 2021 e está disponível na HBO Max.

 

filme hbo max notícia cinema Warner Bros processo Disney Keanu Reeves viúva negra matrix resurrections village roadshow

Leia também

O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma


Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada


Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site


Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4


Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais


Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo