Algumas trocas no MCU envolveram polêmicas e acusações à Marvel e Robert Downey Jr.
Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis)
Publicado em 18/09/2021, às 15h00 - Atualizado em 15/11/2021, às 10h15O Universo Cinematográfico Marvel possui mais de 20 filmes lançados desde 2008, quando Robert Downey Jr. deu vida a Tony Stark em Homem de Ferro. De lá para cá, o sucesso de bilheteria aumentou e as produções passaram a ser cada vez mais aguardadas pelos fãs - estendendo a expectativa até as séries do Disney+.
Um dos marcos da Marvel no cinema é a continuidade entre os títulos. Atores interpretam os personagens em várias ocasiões, garantindo a coesão ao longo dos anos. Apesar disso, nem todos mantiveram os papéis para sequências - incluindo personagens fundamentais para a trama, como Hulk, um dos principais Vingadores.
I loved Hulk’s MCU character arc which was just him looking more and more like Mark Ruffalo every movie pic.twitter.com/JZdaS90gUW
— Cam (@cameron_kasky) June 26, 2021
+++ LEIA MAIS: Como James Gunn foi recontratado pela Marvel depois de demissão por tweets ofensivos?
As razões para trocas de atores são contratuais e escolhas artísticas. Há, ainda, casos nos quais os motivos não vieram a público. Veja lista de todas as substituições no MCU (via Screen Rant):
O personagem estreou em Homem de Ferro (2008) interpretado por Terrence Howard. No entanto, na sequência dois anos depois, Don Cheadle substiuiu o ator original sem muitas explicações. O desenrolar da história veio após entrevistas de Howard salientando as tensões e supostas quebras de contrato.
+++ LEIA MAIS: Ator culpa Robert Downey Jr. por saída precoce da Marvel
Segundo ele, o salário de Robert Downey Jr. o impediu de continuar no MCU. “Ajudei-o a virar Homem de Ferro… Quando chegou o segundo filme, ele pegou o dinheiro que deveria ser meu,” afirmou no Watch What Happens Live.
O ator ainda mencionou um acordo para o pagamento de três filmes, rompido após ele não aceitar drástica redução no salário. A Marvel não se pronunciou sobre as alegações e Don Cheadle continuou no papel até a conclusão da Fase Três.
Remember that time Terrence Howard was in Iron Man? pic.twitter.com/FkQj6ldW6n
— AAWOL (@goaawol) May 21, 2019
+++ LEIA MAIS: Marvel demite ilustrador brasileiro Joe Bennett após obras pró-Bolsonaro; entenda
O Incrível Hulk (2008) foi o segundo filme do MCU e o único exclusivo para Hulk. Edward Norton interpretou o personagem, mas não retornou para outras participações. ParaVingadores (2012), Mark Ruffalo assumiu o posto, em uma decisão nada agradável para o primeiro ator.
A Marvel alegou diferenças criativas com Norton. À época, o ator relatou descontentamentos com o roteiro e não teve liberdade para fazer alterações. Kevin Feige detalhou as razões em 2010, durante a Comic Con de San Diego: "Nossa decisão definitivamente não se baseia em fatores monetários", disse Feige, "mas, em vez disso, está enraizada na necessidade de um ator que personifique a criatividade e o espírito colaborativo de nossos outros talentosos membros do elenco".
O asgardiano teve dois atores alternando no papel, mas dessa vez por problemas de agenda. Zachary Levi iria interpretar Fandral em Thor (2011), mas foi substituído por Josh Dallas após conflitos entre as filmagens do MCU e da série Chuck (2007).
Para o segundo filme, Thor: O Mundo Sombrio (2013), a situação mudou mais uma vez. Dallas não pôde filmar por conta da série Once Upon a Time (2011), e Levi assumiu o papel originalmente dado a ele.
+++ LEIA MAIS: Marvel: Quem é o poderoso Mephisto e por que fãs querem ele no MCU
O pai do Tony Stark foi o primeiro personagem interpretado por três atores diferentes. Gerard Sanders o introduziu no filme de estreia do MCU. Por não se tratar de um papel expressivo na trama de Homem de Ferro (2008), não houve alarde quanto a substituição de Sanders por John Slattery para Homem de Ferro 2 (2010). A Marvel não detalhou as razões da primeira troca.
O terceiro ator a interpretar Howard foi Dominic Cooper, em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) e na série Agente Carter (2015). A explicação, no entanto, é mais clara: como os eventos acontecem no século passado, Howard Stark foi retratado durante a juventude - assim, um ator mais novo encaixaria melhor na caracterização.
Um dos principais vilões do Capitão América nos quadrinhos não poderia ficar de fora dos filmes. O Caveira Vermelha aparece em Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), interpretado por Hugo Weaving.
O vilão só voltou a aparecer em Vingadores: Guerra Infinita (2018) - o espaço de tempo entre os filmes e questões salariais dificultaram a permanência de Weaving no papel. Ross Marquand assumiu o papel. A troca é quase imperceptível, o personagem é digital, o novo ator apenas dublou.
Assim como Terrence Howard (James Rhodes), Weaving alegou quebra de contrato pela Marvel - a proposta inicial eram três filmes. O ator ainda destacou a dificuldade de negociar e a expectativa para participar de outros longas. "Achei que seria chamado para algum dos filmes de Vingadores. Tentei negociar por meio do meu agente, mas foi impossível."
O principal antagonista da Fase Três do MCU também teve duas pessoas diferentes o interpretando. A uma mudança pouco perceptível aos fãs não tão atentos. Assim como Caveira Vermelha, o visual é repleto de próteses e CGI.
+++ LEIA MAIS: 7 vilões da Marvel mais poderosos do que Thanos, embora não pareçam [LISTA]
Thanos deu as caras pela primeira vez na cena pós-créditos de Vingadores (2012), interpretado por Damion Poitier. No entanto, ganhou mais destaque a partir de Guardiões da Galáxia (2014), quando Josh Brolin virou o Titã Louco. O ator seguiu com o personagem até Vingadores: Ultimato (2019), e recebeu elogios pela atuação.
A troca não envolveu polêmicas e ocorreu por conta do planejamento do elenco não estar concluído em 2014. Escolheram Poitier apenas para instigar os fãs e confirmar o vilão no MCU.
+++ LEIA MAIS: Thanos: Marvel revela que vilão não é o pior integrante da própria família
A personagem apareceu pela primeira vez em Homem-Formiga (2015). Cassie é filha de Scott, e Abby Ryder Fortson a interpretou. A primeira troca aconteceu para Vingadores: Ultimato (2019) com Emma Fuhrmann no papel. A razão estava no salto temporal entre os acontecimentos dos dois filmes.
A segunda troca ocorreu para o terceiro filme do Homem-Formiga, e Kathryn Newton (Big Little Lies) substituiu Fuhrmann. A atriz demonstrou descontentamento com a decisão no Twitter. “Fiquei triste, assim como todos vocês ao saberem da notícia. Só posso esperar a existência de alguma outra coisa para mim no futuro do MCU.”
+++ LEIA MAIS: Marvel substitui atriz de Homem-Formiga sem aviso e é criticada na web
Alguns fãs não gostaram da decisão da Marvel e contestaram nas redes sociais. A personagem ganhará mais destaque no próximo filme, com a possibilidade de virar Estatura, heroína que pode mudar de tamanho.
O status de estrela em ascensão de Kathryn Newton pode ser um fator. A atriz apareceu em Freaky - No Corpo de um Assassino (2020), The Society, Não Vai Dar (2018) e Pokémon: Detetive Pikachu (2019). A Marvel Studios possivelmente acredita no potencial da artista em Hollywood.
Just wanted to come on here & say that I see all your kind messages❤️ Thank you for all your support. It has meant the world to me. I was as sad as you all were to hear the news Thursday. I can only hope that this means there is something else for me in the future of the MCU. /1
— Emma Fuhrmann (@EmmaFuhrmann) December 15, 2020