- Quentin Tarantino (Foto: Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

Miramax processa Tarantino por NFTs de Pulp Fiction; entenda

Diretor de Pulp Fiction, Tarantino anunciou cenas inéditas, manuscritos do roteiro e comentários exclusivos em NFT

Julia Harumi Morita Publicado em 17/11/2021, às 10h34

Quentin Tarantino se tornou alvo de um processo da produtora e distribuidora de filmes Miramax após anunciar NFTs de Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994). O diretor do longa-metragem tinha planos de vender cenas inéditas, manuscritos do roteiro e comentários exclusivos na plataforma OpenSea. (Via Omelete)

Contudo, a Miramax afirmou em processo que “[a conduta de Tarantino] pode levar pessoas a acreditar que têm o direito de procurar por acordos ou ofertas similares quando, na realidade, apenas a Miramax detém os direitos necessários para desenvolver, anunciar e vender NFTs relacionados à sua grande biblioteca de filmes.”

+++ LEIA MAIS: Quentin Tarantino defende os cinemas: 'A TV é boa, mas é uma experiência descartável'

O advogado da Miramax também declarou: “[A distribuidora] defenderá seus direitos sobre sua biblioteca, incluindo aqueles relacionados a NFTs, e não deixará os representantes de Quentin fazerem as pessoas acreditarem que têm a autoridade para fazer acordos semelhantes que violem os direitos dos contratos que assinaram.”

Em 1993, Tarantino assinou o contrato com a Miramax, mas nenhum dos dois imaginavam a possibilidade de vender NFTs, então os direitos de ambas partes devem ser revisados. Além da propriedade da produtora, o cineasta possui "direitos reservados" sobre o roteiro, mídias interativas, trilha sonora e mais.

+++ LEIA MAIS: Por que Quentin Tarantino não dá dinheiro à mãe?

Quentin Tarantino

Quentin Tarantino estreou nos cinemas com Cães de Aluguel (1992) e desde então se tornou um dos maiores nomes de Hollywood. Em 1995, o cineasta ganhou o primeiro Oscar de Melhor Roteiro Original com Pulp Fiction - feito repetido com Django Livre (2012). Kill Bill (2003), Bastardos Inglórios (2009) e Era Uma Vez Em... Hollywood (2019) são outros filmes populares do diretor.

filme série entretenimento notícia cinema processo diretor NFT quentin tarantino pulp fiction miramax

Leia também

Trilha sonora de "Duna 2" é considerada inelegível e não estará no Oscar


Blade é adiado novamente e não será mais lançado em 2025


John Wick quase teve um final alternativo - e o cachorro não morria


A Substância irá concorrer como musical/comédia no Globo de Ouro


Tom Holland pode estrelar próximo filme de Christopher Nolan com Matt Damon, diz site


Francis Ford Coppola revela livros que influenciaram seu novo filme 'Megalopolis'