- David Gulpilil (Foto: Brendon Thorne/Getty Images)

Morre David Gulpilil, ator pioneiro de A Longa Caminhada, aos 68 anos

Desde 2017, o astro indígena australiano David Gulpilil lutava contra um câncer de pulmão

Redação Publicado em 29/11/2021, às 10h37

Grande ator australiano, e importante marco do cinema mundial e da representação indígena nas telonas, David Gulpilil morreu aos 68 anos. O astro da etnia Yolngu participou do aclamado A Longa Caminhada (1971), além da série de filmes Crocodilo Dundee e mais.

Conforme explicou o site The Hollywood Reporter, David Gulpilil lutava contra um câncer de pulmão desde 2017 quando foi diagnosticado com a doença. A notícia da morte do astro foi confirmada em comunicado feito por Steven Marshall, primeiro-ministro da Austrália do Sul:

David Gulpilil Ridjimiraril Dalaithngu has died pic.twitter.com/BSkA5suUwz

— Tom Richardson (@TomRichardson) November 29, 2021

+++LEIA MAIS: Campus Party 2021: Conheça Ubiratã, jogo de RPG baseado na mitologia indígena

“É com profunda tristeza que compartilho com o povo da Austrália do Sul o falecimento de um artista icônico e único que moldou a história do cinema australiano e da representação aborígine na tela — David Gulpilil Ridjimiraril Dalaithngu,” disse o primeiro-ministro.

Além de ator, Gulpilil era dançarino, cantor e pintor, considerado um dos maiores artistas da Austrália. Ele participou de mais de 23 filmes e, inclusive, ganhou o Prêmio Cannes Un Certain Regard de Melhor Ator pelo papel do protagonista no aclamado drama O País de Charlie.

+++LEIA MAIS: Os 5 filmes brasileiros selecionados para o Festival de Cannes 2021 [LISTA]

Pioneiro: a carreira de David Gulpilil

Em 1969, as habilidades de dança tribal de David Gulpilil fez com que o cineasta britânico Nicolas Roeg escalasse o jovem de apenas 16 anos como protagonista do aclamado A Longa Caminhada, lançado em 1971.

Antes, conforme explica o The Hollywood Reporter, a representação de indígenas australianos na tela grande era virtualmente inexistente. Por isso, David Gulpilil é considerado um artista pioneiro para o cinema do país.

+++LEIA MAIS: Dia da Resistência Indígena: Conheça 5 nomes do rap indígena [LISTA]

A atuação, em diálogo com o carisma e a dança tornaram David Gulpilil um astro mundial. Em 1986, o ator estreou Crocodilo Dundee, primeiro de uma franquia de comédia ambientada no Outback australiano e na cidade de Nova York. A produção foi a segunda de maior bilheteria daquele ano, depois de Top Gun.

Goodbye David Gulpilil. Actor, dancer, singer and painter. His breakout role in Walkabout (1971) was the first time many in Aus and worldwide had seen an Aboriginal character portrayed on screen. Vale. pic.twitter.com/DbI20tEX9S

— James Bolster (@JamesBolster) November 29, 2021

O astro também ganhou evidência em O Rastreador e no aclamado O País de Charlie — ambos do cineasta Rolf de Heer — e em diversas outras grandes produções.

+++LEIA MAIS: Disney vai alterar representação pejorativa de povos indígenas em atração dos parques

notícia cinema ator astro indígena pioneiro australiano a longa caminhada David Gulpilil

Leia também

O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma


Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada


Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site


Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4


Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais


Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo