Conhecido por aclamadas produções como Quantum Leap e Duna, Dean Stockwell morreu no domingo, 7 de novembro
Redação Publicado em 09/11/2021, às 09h41
O astro Dean Stockwell morreu no domingo, 7 de novembro, aos 85 anos, por causas naturais. Além de ganhar destaque pelo papel de Dr. Wellington Yue no Duna original, lançado em 1984, o ator participou de outras grandes produções de Hollywood.
Conforme noticiado pelo Omelete, a morte de Dean Stockwell foi confirmada pelos assessores do astro ao site Deadline. Desde 2015, após um longo período trabalhando ativamente na indústria audiovisual, o astro teve acidente vascular cerebral (AVC) e decidiu se aposentar para ficar ao lado da família e se dedicar às artes plásticas.
+++LEIA MAIS: Duna: Quão poderoso Barão Harkonnen realmente é?
A carreira audiovisual do astro, contudo, é o grande destaque da carreira. Stockwell acumulou vários prêmios ao longo dos anos, inclusive vitórias no Globo de Ouro, Festival de Cannes e indicações ao Oscar. Ainda, o astro ficou conhecido pela sua defesa e atuação na contracultura — ideais que também estiveram presentes na carreira artística.
Nascido em 1936, Dean Stockwell ganhou evidência ainda jovem, quando atuou no filme The Boy With Green Hair (1948), uma parábola anti-racismo considerada um grande marco para a época.
+++ LEIA MAIS: Duna: Jason Momoa escondeu mensagem carinhosa para filho no filme; entenda
Pelo papel principal no filme Compulsion(1959), o astro recebeu o prêmio de melhor ator no importante Festival de Cannes. No entanto, não foi a única vitória na categoria da aclamada premiação: pelo filme Longa Jornada Noite Adentro (1962), recebeu novamente a gratificação.
Conforme noticiou o The Guardian, o astro se juntou à cultura hippie na década de 1960 e, apenas em 1968, voltou a trabalhar em Busca Alucinada. Apesar da dificuldade em conseguir trabalhos, o astro viu a retomada da sua carreira na década de 1980, com o papel de Dr. Wellington Yue no Duna original (1984), dirigido por David Lynch.
+++ LEIA MAIS: Duna: Parte 2 é confirmada para outubro de 2023
Em seguida, voltou a trabalhar com David Lynch no filme Veludo Azul (1986). Segundo o The Guardian, apesar de não ganhar o Oscar, Stockwell foi indicado para melhor ator coadjuvante pelo filme De caso com a máfia (1988) — e, no ano seguinte, foi eternizado na TV pela elogiada série Quantum Leap, que durou até 1993 e foi responsável por três Emmys e um Globo de Ouro do astro.
Vale lembrar que um novo Duna, dirigido por Denis Villeneuve, chegou às telonas em 21 de outubro de 2021. Ele é baseado no famoso romance homônimo de Frank Herbert e é protagonizado por Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e mais. Um segundo filme do diretor já foi confirmado.
+++ LEIA MAIS: Duna: Zendaya e Timothée Chalamet dançavam High School Musical nos bastidores
Duna (2021) conta a jornada do brilhante jovem Paul Atreides, quem, após a Casa Atreides aceitar administrar o planeta Arrakis, precisa se mudar para as terras desérticas com o intuito de garantir o futuro de seu povo. Lá, o protagonista é forçado a fugir para o deserto e encontra diversos desafios pela frente.
'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia
A utopia de Francis Ford Coppola
Isabel May será filha de Sidney Prescott em Pânico 7; filme marca o retorno de Neve Campbell à franquia
Mufasa: O Rei Leão ganha trailer com nova versão de 'Hakuna Matata'
Cailee Spaeny descobriu que estaria em Alien: Romulus pelo Instagram
‘Wicked’: Confira as músicas presentes no filme com Ariana Grande e Cynthia Erivo