Leonardo José deu voz a diversos vilões marcantes do cinema, como Thanos (MCU), Frollo (O Corcunda de Notre Dame) e Shan Yo (Mulan)
Redação Publicado em 18/11/2021, às 12h13
Grande ator e dublador brasileiro, Leonardo José morreu nesta quinta, 18, aos 78, após lutar contra um câncer terminal de pulmão. O profissional foi responsável por dar voz a alguns importantes personagens do cinema, como o vilão Thanos (Vingadores) e o Professor Xavier (Logan).
A morte de Leonardo José foi confirmada pela esposa Angelamaria Lachtermacher à reportagem do G1: "Ele faleceu em casa, acometido de câncer terminal de pulmão," informou.
+++LEIA MAIS: Marvel: Capitão América é culpado por estalo de Thanos, acredita diretora Nia DaCosta
A Dublapédia Brasil, perfil especializado em dublagem, também lamentou a morte do astro nas redes sociais: "Mais uma triste despedida nesse ano de 2021. Tá difícil. Descanse em paz, Leonardo José," escreveu o perfil.
Há algum tempo, o ator passava por tratamentos médicos. Inclusive, uma campanha foi criada por amigos e familiares nas últimas semanas para arrecadar fundos visando ajudar no tratamento contra o câncer de pulmão.
+++LEIA MAIS: 7 vilões da Marvel mais poderosos do que Thanos, embora não pareçam [LISTA]
Leonardo José iniciou a carreira de dublador em 1972, e conseguiu vários trabalhos de sucesso na década de 1990, quando deu voz para vários vilões da Disney. Ele foi responsável por Frollo, de O Corcunda de Notre Dame (1996), Shan Yo, de Mulan (1998), Kerchak, de Tarzan (1999) e Kron, de Dinossauro (2000).
O ator continuou ativo na profissão de dublador — e nos anos recentes deu voz a importantes personagens do cinema e da carreira. Em 2018 e 2019, respectivamente, dublou o antagonista Thanos em Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato.
+++LEIA MAIS: Eternos: Público precisa ‘superar’ Thanos, diz Kit Harington sobre nova fase do MCU
Leonardo José também deixou a marca na franquia X-Men ao dublar o ator Patrick Stewart, o Professor Xavier, no filme Logan. Lançada em 2017, a produção marcou a despedida de Hugh Jackman no icônico papel do herói Wolverine.
Russell Crowe detona roteiro de Nick Cave para Gladiador 2: 'Ruim para cara***'
Ainda Estou Aqui se torna o filme de maior público da carreira de Walter Salles
Wicked: Ariana Grande sugere que Glinda pode estar 'um pouco no armário'
A dura crítica de Cate Blanchett aos filmes da Marvel
Salão de Baile: This Is Ballroom é o grande vencedor do 32º Festival MixBrasil
‘Arcane’: Tudo sobre o sucesso da Netflix e sua relação com League of Legends