- Monica Vitti em filme A Aventura (Foto: Reprodução/IMDb)

Morre Monica Vitti, atriz italiana e musa de Michelangelo Antonioni, aos 90 anos

A atriz italiana Monica Vitti ficou conhecida mundialmente por estrelar filmes clássicos do aclamado diretor Michelangelo Antonioni

Redação Publicado em 02/02/2022, às 10h01

Monica Vitti, aclamada atriz italiana, morreu nesta quarta, 2 de fevereiro, aos 90 anos. A estrela, musa do cineasta Michelangelo Antonioni, ficou conhecida por trabalhar em diversos filmes do diretor, como a trilogia A Aventura (1960), A Noite (1961) e O Eclipse (1962).

Conforme noticiado pelo G1, a informação foi confirmada pelo Ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini, mas a causa da morte da atriz não foi divulgada. Desde 2002, a estrela estava lutando contra o Mal de Alzheimer e havia se afastado das telonas.

+++LEIA MAIS: Morre Lina Wertmüller, primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção, aos 93 anos

“Adeus, Monica Vitti, adeus à rainha do cinema italiano. Hoje é um dia verdadeiramente triste, morre uma grande artista e uma grande italiana,” escreveu o Ministro da Cultura da Itália em comunicado publicado nas redes sociais.

#Vitti, il ministro @dariofrance: «Addio a #MonicaVitti, la regina del cinema italiano. Oggi è una giornata davvero triste, scompare una grande artista e una grande italiana». https://t.co/jDxXXve2t4 #MiC pic.twitter.com/iZncTOftf9

— Ministero della Cultura (@MiC_Italia) February 2, 2022

Carreira de Monica Vitti

Nascida em Roma em 1931, Monica Vitti começou a carreira na adolescência, mas conseguiu fama mundial na década de 1960 devido aos grandes filmes dirigidos pelo cineasta Michelangelo Antonioni. Entre eles, a trilogia A Aventura (1960), A Noite (1961) e O Eclipse (1962), assim como O Deserto Vermelho (1964).

+++LEIA MAIS: Ouça a trilha sonora perdida do Pink Floyd para filme de Antonioni

Após terminar o namoro com o cineasta Michelangelo Antonioni (via Omelete), Monica Vitti mudou o estilo dos filmes, estreando produções mais populares, como Modesty Blaise (1966), A Garota com a Pistola (1968), Ciúme à Italiana (1970) e O Fantasma da Liberdade (1974).

Ao longo da carreira, segundo informações do G1, a atriz conseguiu sete troféus no Globo de Ouro italiano. Ainda, Monica Vitti levou cinco prêmios de Melhor Atriz no David Di Donatello Awards e foi indicada ao BAFTA.

+++LEIA MAIS: House of Gucci é 'carta de amor à Itália' de Jared Leto; entenda

notícia cinema diretor morre Atriz italiano monica vitti musa Michelangelo Antonioni

Leia também

Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde


Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max


Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'


Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais


A utopia de Francis Ford Coppola


A condição de Halle Berry para fazer sequência do filme Mulher-Gato