- 'É só por um tempo' (Foto: Reprodução)
PROGRAMAÇÃO

Mostra de Cinema Chinês de São Paulo celebra 50 anos de relação diplomática entre Brasil e China

Evento com entrada gratuita acontece entre os dias 4 e 15 de outubro, no Centro Cultural São Paulo

Redação Publicado em 30/09/2024, às 17h49

Em 2024, Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas. Nesse meio século, os dois países promoveram o diálogo entre os povos por meio de diversas iniciativas culturais.

A 9ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, celebra cinco décadas da cinematografia chinesa, trazendo 14 filmes clássicos e contemporâneos que passeiam por diversos aspectos da sociedade e cultura do país.

Com entrada gratuita, o evento acontece de 4 a 15 de outubro no CCSP (Centro Cultural São Paulo). 

Com a curadoria de Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim, e Lilith Li, fundadora da LiLiMB Culture, a programação da Mostra de Cinema Chinês leva espectadores a uma viagem cinematográfica pela China, suas tradições, sua modernidade e sua visão de mundo. 

Entre suas principais atrações, o evento apresenta o filme É só por um tempo, de Fei Long, premiado no 14º Festival Internacional de Cinema de Pequim e no 21º Golden Angel Awards

Inédito no Brasil e um dos filmes mais assistidos em 2024 na China, É só por um tempo mostra a história de um jovem, derrotado na vida profissional e amorosa, que decide voltar para a casa dos pais buscando um porto seguro. Em meio a tentativas de recomeço e à inevitável convivência intensiva com os familiares, um reencontro inesperado desencadeia uma série de eventos que transformam sua trajetória.

'É só por um tempo' (Foto: Reprodução)

A edição deste ano da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo ainda traz a beleza natural do Planalto de Loess no clássico Vida, de Tianming Wuatém, e o retrato do amor urbano contemporâneo em À Espera do Amor, de Shixian Wu.

Vidas Comuns, de Yulin Liu Putong Nannu, explora as nuances das vidas jovem e adulta na China moderna.

'Vidas Comuns' (Foto: Reprodução)

Pós-verdade, de Chengpeng Dong, vencedor do prêmio de Filme Mais Comentado do Ano no Weibo Movie Night Awards, reflete sobre valores sociais atuais.

Quatro Primaveras, de Qingyi Lu, considerado um dos Dez Melhores Filmes em Língua Chinesa segundo a Associação de Críticos de Cinema de Shanghai, captura a essência das estações do ano, enquanto Sabores da vida usa a gastronomia como metáfora para as experiências da vida.

A seleção dos longas também inclui exemplos da crescente indústria de animação chinesa, como Boonie Bears: Viagem no Tempo, de Huida Lin, considerado um dos filmes de animação mais influente de 2024 no Douyin Movie Wonder Night, e produções que celebram as artes tradicionais, como A Lenda da Serpente Branca, de Xianfeng Zhang, e Fora dos Palcos, de Liang Qiao

'Boonie Bears: Viagem no Tempo' (Foto: Reprodução)

Filmes de ação, como O Fio da Espada, de Wei Li, e Retorno ao Tibete, de Guoxing Chen e Lhapal Gyal, premiado no Festival Internacional de Cinema de Mumbai, trazem uma visão moderna dos heróis chineses.

Por fim, De trem-bala pela China, de Tan Mengsha, e Jornada Sem Fim, de Mo Dai, que fazem a sua pré-estreia nacional na Mostra de Cinema Chinês, oferecem um olhar sobre o desenvolvimento e os valores da China contemporânea.

'De trem-bala pela China' (Foto: Reprodução)

Para o diretor do Instituto Confúcio na Unesp, Prof. Luís Antonio Paulino, ao longo dos últimos dez anos, a Mostra tem sido uma janela para a China, sua cultura e seus cineastas.

Mais de cem produções de alta qualidade já trouxeram ao público brasileiro histórias comoventes e a voz vibrante da China. - Prof. Luís Antonio Paulino

O evento traz outra novidade em 2024: parte da Mostra será exibida em algumas cidades do interior paulista, nos "Pontos MIS", do Museu da Imagem e do Som, em nova parceria, entre os dias 21/10 e 11/11. A programação e lista de cidades serão divulgadas em breve.

Masterclass 

No dia 05/10, às 17h15, a Mostra ainda traz uma masterclass com Dai Jinhua, uma das mais influentes críticas culturais e acadêmicas feministas da China atual. Sua trajetória acadêmica começou na Universidade de Pequim, onde se formou no Departamento de Língua e Literatura Chinesas. Em seguida, dedicou-se por 11 anos ao ensino no Departamento de Literatura e Cinema da Academia de Cinema de Pequim. 

Sobre a Mostra

Desde 2016, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo através do Spcine e o CCSP, o Instituto Confúcio na Unesp realiza anualmente a Mostra de Cinema Chinês para divulgar a cultura chinesa, compartilhar histórias e vozes, aprofundar a compreensão e a amizade e continuar consolidando um evento cultural chinês no Brasil.

Serviço

9ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS
4 a 15 de outubro no CCSP – Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo)| Sala Lima Barreto| 98 lugares
ENTRADA GRATUITA
Classificação Indicativa: Livre
Retirada dos ingressos: 1h30 antes da sessão
Programação completa: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br

 

 

 

 

filme brasil cinema são paulo china mostra de cinema mostra de cinema chinês

Leia também

'Calígula: O Corte Final' remove cenas explícitas e ganha nova versão; confira a data de estreia


A utopia de Francis Ford Coppola


Isabel May será filha de Sidney Prescott em Pânico 7; filme marca o retorno de Neve Campbell à franquia


Mufasa: O Rei Leão ganha trailer com nova versão de 'Hakuna Matata'


Cailee Spaeny descobriu que estaria em Alien: Romulus pelo Instagram


‘Wicked’: Confira as músicas presentes no filme com Ariana Grande e Cynthia Erivo