Promovida pelo Sesc São Paulo, Mostra de Cinemas Africanos acontece em outubro e trará filmes inéditos de 16 países do continente africano
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 27/09/2021, às 19h06
O cinema africano ganhará uma mostra online e gratuita promovida pelo Sesc São Paulo, que acontecerá de 1º a 10 de outubro deste ano. Intitulada Mostra de Cinemas Africanos (MCA), o evento trará 30 longas e curtas contemporâneos, sendo a maioria inéditos no Brasil.
Na Mostra, serão apresentados filmes de ficção e documentário de 16 países do continente africano, como África do Sul, Argélia, Egito, Madagascar, Marrocos, Nigéria, Senegal, Uganda e mais.
+++ LEIA MAIS: Por que os Beatles foram banidos da África do Sul?
Entre os destaques, estão: o filme de abertura Juju Stories (2021), o road movie feminista da África do Sul Flatland (2019), Knuckle City (2019), Para Maria (2020), Edifício Gagarine (2020) e Você morrerá aos 20 (2019).
Com curadoria de Ana Camila Esteves (Brasil) e Beatriz Leal Riesco (Espanha), a Mostra tem como foco o cinema de gênero. "Em geral se vincula a ideia de cinema africano a filmes de arte ou político e sempre queremos quebrar esses estereótipos... Os gêneros cinematográficos africanos são comuns e bem particulares. Não seguem a lógica de Hollywood, por exemplo,” explicou Esteves.
+++ LEIA MAIS: 4 motivos para assistir Da África aos EUA: Uma Jornada Gastronômica [LISTA]
Além disso, um curso gratuito ministrado pela pesquisadora Jusciele Oliveira sobre gêneros cinematográficos no audiovisual africano integrará a Mostra - e acontecerá nos dias 4, 5 e 7 de outubro, das 19h às 21h, de modo online.
As exibições acontecem na plataforma Sesc Digital durante toda a semana do festival.
Mostra de Cinemas Africanos (MCA)
Wicked traz participação superespecial — e não é a que você está pensando
Trilha sonora de Wicked será lançada em português? Universal Music responde
Guerra Civil, filme com Wagner Moura, estreia na Max
Paul Mescal quer estrelar Gladiador 3: 'Topo massivamente'
Trilha sonora de Wicked já está disponível nas plataformas digitais
A utopia de Francis Ford Coppola