Novidade, que ainda não tem data para chegar aos cinemas, está concorrendo à Palma de Ouro, principal prêmio do festival
Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 23/05/2024, às 11h00
Concorrendo pela Palma de Ouro, principal prêmio do evento, Motel Destino, novo longa de Karim Aïnouz (A Vida Invisível), foi exibido na última quarta-feira, dia 22 de maio, na 77ª edição do Festival de Cannes, onde foi aplaudido por 12 minutos.
Após a exibição, Karim Aïnouz discursou sobre a novidade: “Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. Motel é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, declarou.
“Depois de quatro anos de terror, estou muito feliz de ter podido voltar a filmar no Brasil e fazer um filme que celebra a vida, a alegria e a paz”, ainda disse o diretor sobre o seu primeiro filme brasileiro a ser indicado à Palma de Ouro.
Motel Destino conta a história de uma mulher em um relacionamento abusivo com um ex-policial, dono do motel do título, que vê a sua vida mudar após um jovem, recém-saído de uma instituição socioeducativa onde cumpria pena, entrar nela. Fábio Assunção (Onde Está Meu Coração), Nataly Rocha (Cabeça de Nêgo) e o estreante Iago Xavier estão no elenco. Assista ao teaser:
Essa é a segunda vez que o diretor cearense disputa o prêmio, depois de Firebrand, estrelado por Jude Law (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore) e Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa), em 2023. Neste ano, Aïnouz disputa contra produções como Megalopolis, de Francis Ford Coppola, e Tipos de Gentileza, de Yorgos Lanthimos.
Com a indicação, Aïnouz tem chance de conquistar a segunda Palma de Ouro do Brasil, que venceu o prêmio uma única vez, em 1962, com O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte. Além da categoria principal, o brasileiro já participou outras vezes do Festival de Cannes: em 2019, venceu a mostra Un Certain Regard com A Vida Invisível.
Antes disso, disputou a Queer Palm, dedicada a produções voltadas ao público LGBTQIAPN+, em duas ocasiões: em 2002, sua estreia no Festival de Cannes, com Madame Satã; e em 2011, com O Abismo Prateado.
Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Guerra Civil (18 de abril)
- Rebel Moon - Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes (19 de abril)
- Rivais (25 de abril)
- Love Lies Bleeding - O Amor Sangra (1º de maio)
- Planeta dos Macacos: O Reinado (23 de maio)
- Furiosa: Uma Saga Mad Max (23 de maio)
- Divertida Mente 2 (Junho)
- Um Lugar Silencioso: Dia Um (28 de junho)
- Deadpool 3 (25 de julho)
- Borderlands (8 de agosto)
- O Corvo (22 de agosto)
- Os Fantasmas se Divertem 2 (5 de setembro)
- Coringa 2 (4 de outubro)
- Venom 3 (25 de outubro)
- Gladiador 2 (22 de novembro)
- Wicked (27 de novembro)
- Moana 2 (27 de novembro)
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo