- Pista Quente (Foto: Reprodução/Instagram)
Cinemateca brasileira

MUBI FEST anuncia programação musical gratuita com DJs das cenas paulistana e carioca

Toni Cruz, da Injustiçada (RJ), Akin Deckard e Benjamin Sallum, da Pista Quente (SP), e Jeanz e Dinho Pereira, do projeto Veraneio (SP), estão no line up da edição deste ano

Redação Publicado em 25/07/2024, às 16h26

Pop alternativo, brasilidades, disco music, música eletrônica e boogie, entre outros estilos, vão animar o público do MUBI FEST 2024. Além das 16 sessões de cinema, bate-papos com críticos, ativações e dinâmicas, o festival terá uma programação musical gratuita, com DJs das cenas paulistana e carioca: Toni Cruz, da Injustiçada (RJ), Akin Deckard e Benjamin Sallum, da Pista Quente (SP), e Jeanz e Dinho Pereira, do projeto Veraneio (SP).  

A seleção dos DJs acompanha a curadoria de filmes do MUBI FEST: o primeiro dia, dedicado a títulos jovens e mais recentes, como The African Desperate Às Vezes Quero Sumir, terá discotecagem da festa Injustiçada, mais pop e moderna.

+++LEIA MAIS: MUBI FEST divulga programação de bate-papos com Isabela Boscov, Christian Dunker e mais

Já o sábado traz produções mais densas, como TItane e Oldboy, além de um bate-papo sobre body horror, e o duo Pista Quente, com ritmos multigênero, suor e balanço. E, no domingo, em que o festival homenageia o surrealismo de David Lynch, o projeto Veraneio garante uma sonoridade dançante e chique, além de celebrar a história da música eletrônica nacional, uma vez que Dinho e Jean Pereira são filho e neto de Seu Osvaldo, o primeiro DJ do Brasil.

Queremos reforçar a conexão do MUBI FEST com a cena cultural de São Paulo de forma ampla, indo além do cinema e mantendo o espírito de curadoria da marca. Nossa audiência é diversa, e estamos investindo em parcerias com festas já conhecidas do público, capazes de atrair novos frequentadores e ampliar a audiência do evento e da própria Cinemateca Brasileira. - Pedro Fonseca, gerente de marketing da MUBI.

“A programação musical gratuita é uma maneira adicional de ocupar esse espaço tão importante para o audiovisual brasileiro com mais uma forma de entretenimento”, completou.

+++LEIA MAIS: MUBI FEST divulga a programação completa de filmes da nova edição

Programação musical do MUBI FEST

26/7, sexta-feira
17h – DJ Toni Cruz (Injustiçada)

27/7, sábado
17h – DJs Akin Deckard e Benjamin Sallum (Pista Quente)

28/7, domingo
17h – DJs Dinho e Jeanz Pereira (Veraneio)

Sobre as festas

Injustiçada – Projeto do RJ de música pop com curadoria, que promove experiências com música pop alternativa desde 2018. Foi nomeada a partir do termo utilizado pela comunidade LGBTQIAPN+ para se referir a artistas, músicas e discos que transitam entre o mainstream e o underground — clamando pelo reconhecimento de sua relevância e influência a partir de festas temáticas: cada uma com sua própria identidade artística, sonora e visual. Toni Cruz é o criador, produtor e DJ residente do projeto. 

Pista Quente - Festa nômade formada por Akin Deckard e Benjamin Sallum. O duo de DJs, adeptos do open format em vinil, vem promovendo um efervescente movimento para os apreciadores da música de pista em todas as suas possibilidades: das slow jams, street soul e jazz modal ao boogie brasileiro e mundial, atravessando os territórios da África, Oriente e os porões do Ocidente em busca do êxtase do balanço.

Veraneio - É a celebração do ofício de três gerações de DJs da família Pereira. Os discotecários Dinho e Jeanz Pereira, filho e neto de Seu Osvaldo*, o primeiro DJ do Brasil, animam a pista com uma inovadora miscelânea musical.  Com pesquisa alimentada pela brasilidade groove e soul-funkeada, a dupla de pai e filho brinca com a elegância e o prazer de dançar. Sempre amparados nas suas referências brasileiras, retomam o passado com a disco music e fomentam um vislumbre de futuro ao passear pela música eletrônica contemporânea. 



*Osvaldo Pereira, também conhecido como Seu Osvaldo, nasceu em Muzambinho (MG) e reside em São Paulo desde a década de 1940. Trabalhava como técnico eletrônico, realizando sonorização de casamentos, aniversários e festas no bairro. Criou a Orquestra Invisível Let's Dance em 1958 no centro de São Paulo, na qual se apresentava atrás de cortinas fechadas - forma como big bands, orquestras sinfônicas e grupos de mambo se apresentavam. Assim, Seu Osvaldo trazia um mise-en-scène único e tornava-se o primeiro DJ do Brasil.

Serviço

MUBI FEST 2024
De 26 a 28 de julho
Programação gratuita com DJs às 17h
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana – São Paulo

música festival cinema joy division MUBI djs david lynch Cinemateca Brasileira oldboy Cidade dos Sonhos mubi fest Estranho Caminho Guto Parente christian dunker isabela boscov veraneio pista quente seu osvaldo injustiçada

Leia também

O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma


Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada


Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site


Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4


Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais


Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo