Gratuitas, as conversas buscam complementar as experiências cinematográficas desta edição do festival
Redação Publicado em 24/07/2024, às 12h32
A MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, divulgou nesta terça-feira, 23, a programação de bate-papos do MUBI FEST, que acontecerá de 26 a 28 de julho, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
No sábado, 27, data em que o MUBI FEST exibirá longas-metragens como Crimes do Futuro e Titane, a atração será o bate-papo Body Horror: Corpos e Mentes Colapsados na Telas, programado para as 16h e com as presenças das críticas de cinema Isabela Boscov, Carissa Vieira e Lorenna Montenegro, e da diretora e roteirista Juliana Rojas (As Boas Maneiras, Sinfonia da Necrópole).
Na data de encerramento, 28, o público terá a oportunidade especial de maratonar cinco grandes obras do diretor David Lynch, entre elas Cidade dos Sonhos e Eraserhead. O psicanalista Christian Dunker e a escritora Tati Bernardi, do podcast Desculpa o Transtorno, conduzirão o bate-papo Surrealismo e Psicanálise na Obra de David Lynch, agendado para 16h.
Para ter acesso a essas conversas, que serão gratuitas e sujeitas à lotação do deck Open Air, onde acontecerão as atividades, é preciso retirar o ingresso com uma hora de antecedência, no ponto de distribuição da Cinemateca Brasileira.
Na data de abertura, após a pré-estreia nacional de Estranho Caminho, haverá bate-papo com o diretor Guto Parente e o ator Lucas Limeira. A mediação da conversa será feita pela jornalista Isabella Faria e o escritor, pesquisador e psicanalista André Alves (Float Vibes). Os ingressos para a sessão e o debate já estão esgotados.
Além dos debates, o MUBI FEST terá outras atrações gratuitas, como ativações e dinâmicas para que o público tenha a oportunidade de ganhar a desejada ecobag azul da marca e outros itens promocionais da MUBI. A entrada na Cinemateca é livre.
As sessões de cinema de sábado e domingo já estão com ingressos esgotados. Para algumas sessões da sexta-feira, as entradas podem ser adquiridas pelo site Shotgun.live (R$ 20 inteira, R$ 10 meia-entrada).
- Sexta-feira, 26 de julho
19h30 – Pré-estreia nacional Estranho Caminho + Bate-papo com Guto Parente (diretor), Lucas Limeira (protagonista), Isabella Faria e André Alves (Float Vibes) – Sala Grande Otelo
- Sábado, 27 de julho
16h - Body Horror: Corpos e Mentes Colapsados nas Telas com Carissa Vieira, Isabela Boscov, Juliana Rojas e Lorenna Montenegro Open Air
- Domingo, 28 de julho
16h - Surrealismo e Psicanálise na Obra de David Lynch, com o psicanalista Christian Dunker e a escritora Tati Bernardi (Desculpa o Transtorno) - Open Air
André Alves
André é escritor, psicanalista e pesquisador de cultura e comportamento. Tem 15 anos de experiência em resolver desafios de marketing e branding. Foi professor e palestrante de diversos cursos e eventos, como o ESOMAR — maior evento global de pesquisa de mercado. Também foi head of trends da Box1824 SP e NYC, além de passagens por agências de comunicação, como W/McCann e LiveAd. André já trabalhou com clientes como C&A, Renner, Nike, Adidas, Lacoste, melissa, AB-InBev, entre outros. Apaixonado por chás, desenvolveu projetos de consultoria para marcas de chás, como Coca-Cola e Baer-mate, além de ser colaborador da revista internacional Eighty Degrees.
Carissa Vieira
Carissa Vieira é formada em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Atua como pesquisadora e roteirista em diversas mídias audiovisuais. Fez parte do time de roteiro do canal DRelacionamentos e escreveu para o original Spotify Alimente seu Sol. É professora e dá consultoria de roteiro com especialidade na construção de narrativas com bons desenvolvimentos nas questões de gênero e raça. Crítica de cinema e curadora, já fez parte do júri de diversos festivais de cinema. Colunista do site Cinem(ação), também possui um canal em que discute a construção de mulheres e personagens negros dentro do audiovisual, com foco principalmente no gênero do horror.
Christian Dunker
Psicanalista e professor livre-docente do Departamento de Psicologia Clínica da USP. Tem pós-doutorado pela Manchester Metropolitan University (Inglaterra) e é autor de livros como “Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica” (Annablume, 2012), prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise em 2012, “O Cálculo Neurótico do Gozo” (Escuta, 2002), “Lacan e a Clínica da Interpretação” (Hacker, 1996), "Uma Biografia da Depressão" (Paidós, 2021) e "Lutos Finitos e Infinitos" (Paidós, 2023).
Guto Parente
Diretor, roteirista e montador, Guto Parente (Fortaleza, 1983) formou-se em cinema na primeira turma da Escola de Audiovisual de Fortaleza; foi membro do coletivo de artistas Alumbramento (2008-16) e é sócio da produtora Tardo Filmes desde 2012. Realizou sete curtas – entre eles Flash Happy Society (2009) e Dizem que os Cães Veem Coisas (2012), exibido no Festival de Locarno (Suíça) – e nove longas, como Estrada para Ythaca (2010) e Os Monstros (2011), ambos competindo no BAFICI (Argentina) – Os Monstros recebeu uma menção especial do júri. Também em sua filmografia, A Misteriosa Morte de Pérola (2014), Inferninho (2018) e O Clube dos Canibais (2018), os três lançados no Festival de Rotterdam (Holanda) e exibidos em diversos festivais ao redor do mundo. Seu 10º longa-metragem, Estranho Caminho, foi lançado no Festival de Tribeca 2023 (Estados Unidos).
Isabela Boscov
Isabela Boscov adora cinema desde que se entende por gente. Formou-se em Rádio e Televisão na ECA-USP, mas desde o início da carreira trabalhou sempre como jornalista: foi da seção de Cultura do Jornal da Tarde, trabalhou na Folha de S. Paulo (na Ilustrada e também nos cadernos de Cotidiano e de Ciência), foi redatora-chefe da revista SET, e editora executiva e crítica de cinema da revista Veja. Em 2015, Isabela fundou com o designer Guilherme Gouveia a Whoopsy Daisy, para começar a sua produção independente na web através do canal Isabela Boscov no YouTube e de sua presença nas redes sociais.
Isabella Faria
Isabella Faria é jornalista, apresentadora, criadora de conteúdo e crítica de cinema. Passou por veículos como CNN Brasil e Folha de S.Paulo. Fala diariamente sobre cinema nas redes sociais através de ensaios e dicas de filmes.
Juliana Rojas
Juliana Rojas é diretora e roteirista de curtas, longas e séries. O trabalho de Juliana é focado em narrativas de gênero, que transitam entre fantasia, horror, ficção científica, musical e comédia. Seus filmes foram exibidos e premiados em diversos festivais internacionais dedicados ao gênero fantástico, como SITGES,FANTASTIC FEST, LÉTRANGE e GERARDMER. Dentre seus trabalhos solo, destacam-se os premiados curtas O DUPLO e A PASSAGEM DO COMETA e os longas SINFONIA DA NECRÓPOLE e CIDADE; CAMPO - este último foi exibido no Festival de Berlim 2024 e será lançado no Brasil em agosto de 2024. Com Marco Dutra, realizou os curtas O LENÇOL BRANCO e UMRAMO, dentre outros, e os longas TRABALHAR CANSA e AS BOAS MANEIRAS. Participou como roteirista das séries SUPERMAX (Globo), 3% (Netflix) e BOCA A BOCA (Netflix), e dirigiu episódios de BOCA A BOCA (Netflix), TERRORES URBANOS (Record) e TARÃ (Disney Plus - Finalização).
Lorenna Montenegro
Lorenna Montenegro é jornalista, crítica de cinema, curadora, roteirista e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema - AIC. Integra o Coletivo Elviras, a ABRA (Associação Brasileira dos Roteiristas Autores) e a Abraccine. Filiada ao FORCINE, é bacharel em Jornalismo, cursou Produção Audiovisual na PUCRS e tem especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual na Estácio de Sá. Também dá aulas de Roteiro de Documentário na Escola Superior de Artes Célia Helena, na Pós-Graduação em Artes da Cena. Ministra formações sobre história e crítica do cinema, roteiro e narrativa audiovisual, construção de personagens afirmativas, jornada da heroína e filmologia feminista - como o curso As Pioneiras do Cinema, juntamente com a crítica de cinema, jornalista cultural e documentarista Flavia Guerra. É votante internacional do Globo de Ouro e publica suas críticas, além de coberturas de Festivais e Mostras de Cinema, no blog Kinemacríticas.com. Coordena o Festival As Amazonas do Cinema desde 2020.
Lucas Limeira
Negro. Ator e Produtor do Coletivo Grão e Grupo Teatro na Porta de Casa. Atua em Teatro, Cinema e Audiovisual. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2022), possui também formação no percurso básico de ator pela Escola Porto Iracema das Artes (2017). Protagonizou o filme "Cabeça de Nêgo", de Déo Cardoso, disponível na Globoplay.
Tati Bernardi
Tati Bernardi é escritora, roteirista de cinema e televisão, apresentadora, colunista resenhista de literatura, podcaster, videocaster, dramaturga e redatora. Tem ao todo oito livros publicados, sendo os três últimos pela Companhia das Letras. Seu livro “Depois a Louca sou eu” foi um best seller, vendendo cerca de 45 mil exemplares. É cronista da Folha de São Paulo há 10 anos e videocaster de dois programas de grande audiência no UOL. Criou os podcasts de grande sucesso “Calcinha Larga”, “Quem lê tanta notícia” e “Meu Inconsciente Coletivo”, além de outros videocasts. No audiovisual, escreveu os longas-metragens Meu Passado me Condena 1 e 2 que, somados, fizeram mais de 5 milhões de bilheteria, além de programas para canais como Rede Globo e Multishow.
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo