Gustavo Parente, diretor do longa, estará presente na exibição e participará de um bate-papo com o público
Redação Publicado em 12/07/2024, às 17h14
Um dos grandes destaques da edição 2024 do MUBI FEST, o premiado filme Estranho Caminho terá a sua pré-estreia nacional no primeiro dia do festival, que será realizado de 26 a 28 de julho, na Cinemateca Brasileira. O diretor do longa, o cearense Gustavo Parente, estará presente na exibição no dia 26, às 19h30, na sala Grande Otelo, para falar com a plateia. O evento é promovido pela MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora.
Estranho Caminho é ambientado em um passado muito recente, quando uma nova realidade foi experimentada com o lockdown que atingiu todo o planeta. No entanto, esse contexto é trabalhado nesta ficção com o propósito de compreender as fragilidades do relacionamento de um filho com vocações artísticas e o seu pai com valores severos.
Um jovem cineasta que visita sua cidade natal é surpreendido pelo rápido avanço de uma pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.
Estranho Caminho, um dos seis longas-metragens submetidos para representar o Brasil na edição do Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional, teve uma trajetória de sucesso por festivais mundo afora. Destaque para a presença no Festival de Tribeca, em Nova York, onde levou os principais prêmios da Competitiva Internacional: Melhor Filme, Melhor Ator para Carlos Francisco, Melhor Roteiro para Guto Parente, e Melhor Fotografia para Linga Acácio. O longa chega aos cinemas em 1º de agosto.
Da produtora independente Tardo Filmes, com uma equipe formada majoritariamente por profissionais cearenses, Estranho Caminho também foi exibido nos festivais de San Sebastián (Espanha), Rotterdam (Holanda), FidMarseille (França), Bafici (Argentina), Munique (Alemanha), BFI London (Inglaterra) e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre outros.
Diretor, roteirista e montador, Guto Parente (Fortaleza, 1983) formou-se em cinema na primeira turma da Escola de Audiovisual de Fortaleza; foi membro do coletivo de artistas Alumbramento (2008-16) e é sócio da produtora Tardo Filmes desde 2012. Realizou sete curtas – entre eles Flash Happy Society (2009) e Dizem que os Cães Veem Coisas (2012), exibido no Festival de Locarno (Suíça) – e nove longas, como Estrada para Ythaca (2010) e Os Monstros (2011), ambos competindo no BAFICI (Argentina) – Os Monstros recebeu uma menção especial do júri.
Também em sua filmografia, A Misteriosa Morte de Pérola (2014), Inferninho (2018) e O Clube dos Canibais (2018), os três lançados no Festival de Rotterdam (Holanda) e exibidos em diversos festivais ao redor do mundo. Seu 10º longa-metragem, Estranho Caminho, foi lançado no Festival de Tribeca 2023 (Estados Unidos).
O diretor que “evoluiu a forma do cinema”, segundo Brian De Palma
Trilha sonora de Um Completo Desconhecido, filme de Bob Dylan, é divulgada
Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual, diz site
Harrison Ford vira o Hulk Vermelho em novas imagens de Capitão América 4
Terrifier 3, novo filme da franquia de terror, estreia nas plataformas digitais
Jared Leto será o Esqueleto em filme de Mestres do Universo