- Beyoncé e Mike Myers no filme Austin Powers em (Foto: Divulgação/ Metropolitan FilmExport)

O dia em que Beyoncé estreou nos cinemas com Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro [FLASHBACK]

Além de ser uma cantora e compositora icônica, Beyoncé tem carreira nos cinemas — e tudo começou com o filme Austin Powers

Redação Publicado em 26/07/2021, às 16h04

Não resta dúvida de que Beyoncé é icônica. A artista tem hits inesquecíveis, como "Crazy in Love" e "Formation", e inspira diversos outros músicos ao redor do mundo. Com 28 Grammys, a cantora também se tornou a mulher que mais levou a premiação na história — a carreira de Queen Bey, contudo, não se resume às canções.

Além de ter o nome cravado nas paradas e premiações musicais, Beyoncé participou de produções cinematográficas de sucesso. Apesar de trabalhar no filme televisivo Carmen: A Hip Hopera em 2001, a estreia da artista nos cinemas foi em Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro, terceiro filme da saga, lançado em julho 2002.

+++LEIA MAIS: Beyoncé no próximo Velozes e Furiosos? Nathalie Emmanuel responde

A obra de comédia e ação foi dirigida por Jay Roach, e acompanha o hilário espião Austin Powers, um agente secreto cujo pai, Nigel Powers, é sequestrado e levado ao ano 1975 a mando de seu arqui-inimigo, Dr. Evil — e todos os personagens são interpretados pelo mesmo ator: Mike Myers.

Beyoncé faz o papel de Foxxy Cleopatra, uma agende do FBI da década de 1970 que, ao lado de Austin Powers, ajuda a combater Dr. Evil. O papel marcante é considerado extremamente importante para a trama, a recebeu diversos elogios da crítica.

+++LEIA MAIS: Beyoncé é a maior artista do nosso tempo

A personagem é uma paródia de dois outros papéis em Blaxploitation, e tem o estilo de roupas e o cabelo black power inspirado na era disco. Marcante, Foxxy Cleopatra certamente foi um dos motivos para o sucesso do filme. Beyoncé, contudo, não foi a única estrela a participar da produção: Britney Spears estreou uma batalha de dança hilária com o protagonista nos créditos iniciais do filme.

Com quase US$ 300 mil arrecadados em bilheteria, Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro foi considerado um grande sucesso nos cinemas norte-americanos — e rendeu a Beyoncé nomeações a alguns prêmios pela atuação.

+++ LISTA: 7 motivos que comprovam que Beyoncé é realmente a 'dona do mundo' [LISTA]

Reconhecimento de Beyoncé como Foxxy Cleopatra

Como Foxxy Cleopatra, Beyoncé recebeu a indicação ao Kid’s Choice Awards de Favorite Female Butt Kicker, assim como Melhor Revelação no MTV Movie Award e Melhor Performance Revelação Feminina no Teen Choice Awards.

Pela faixa "Work It Out", escrita para a trilha sonora do filme, Queen Bey foi indicada a melhor música no Black Reel Award. A canção entrou no álbum Dangerously in Love e alcançou a 11ª posição no ranking da Billboard de Dance Club Songs.

+++LEIA MAIS: Black Is King: Álbum visual de Beyoncé é uma lição decolonial sobre as diferentes Áfricas: 'Dá espaço para culturas fora da compreensão dominante'


+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!

filme notícia cinema de Beyoncé artista Estreia Austin Powers ouro membro foxxy cleopatra

Leia também

Qual a ordem certa para assistir à franquia 'Invocação do Mal'?


Peaky Blinders: Elenco não anunciado do filme é 'alucinante', diz criador


007: Ator de Q retornará no próximo filme de James Bond? Ator responde


Tyler, the Creator entra no elenco de novo filme da A24


Rivais, com Zendaya, ganha data de estreia no Prime Video


Pixar teria tentado deixar Riley "menos gay" em Divertida Mente 2