Apesar de ser mencionado como revolucionário do gênero, cineasta em questão não tem interesse em retornar a esse nicho
Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 11/12/2024, às 08h00
Em 1989, chegou aos cinemas o filme Batman. Além de bem-sucedido, o longa fez os estúdios de Hollywood encararem o segmento de super-heróis com outros olhos —até então, tais obras não eram valorizadas pela indústria cinematográfica.
A partir daí, sequências foram lançadas e os estúdios passaram a bancar filmes estrelados por outros super-heróis dos quadrinhos. O segmento se tornou tão popular e lucrativo que possibilitou a chegada do Universo Cinematográfico Marvel (UCM), quase duas décadas depois e envolvendo cifras bilionárias.
Michael Keaton, intérprete do herói no longa, está ciente desta revolução causada por Batman. Em entrevista à GQ, o ator americano disse que os filmes da Marvel e DC não existiriam — ao menos da forma que o conhecemos — se não fosse a mente de Tim Burton, diretor do título de 1989.
Keaton afirma:
Tim merece um crédito enorme. Ele mudou tudo. Não posso necessariamente dizer isso, mas existe uma forte possibilidade de que não haveria o Universo Marvel, não haveria Universo DC sem o Tim Burton. Duvidaram dele e o questionaram.”
Tim Burton até gravou a sequência Batman: O Retorno (1992) e foi produtor de Batman Eternamente (1995). Porém, desde então, o excêntrico cineasta não se envolveu mais com filmes do gênero de super-heróis.
E a situação deve continuar dessa forma. Em conversa com a Variety, Burton deixou claro não ter interesse em retornar ao gênero.
O cineasta afirma:
No momento, eu diria que não. Vejo as coisas por diferentes pontos de vista, então jamais diria ‘nunca’ para qualquer coisa. Mas, no momento, não é algo que me interessa.”
Na sequência, o cineasta deu a entender qual é o motivo de sua recusa. Além disso, citou a razão pela qual topou tirar o Batman de 1989 do papel.
Tive sorte, pois, na época, a palavra ‘franquia’ não existia. Batman trouxe o sentimento de ser levemente experimental na época. Meio que fugiu da percepção do que (um filme de super-herói) seria. Então, não tinha aquele feedback do estúdio — e por ter sido filmado no Reino Unido, isso ficou ainda mais distante. Nós realmente pudemos apenas focar no filme e não ter de pensar nessas coisas que precisam pensar agora antes mesmo de gravar.”
Como mencionado, Batman foi um enorme sucesso entre a crítica e o público na época de seu lançamento. Arrecadou US$ 411 milhões em bilheteria, com um orçamento de US$ 48 milhões, e resultou em três sequências lançadas.
+++LEIA MAIS: O que Tim Burton acha de ter dirigido filmes do Batman?
Colaborou: Augusto Ikeda.
Elenco de Friends só se reuniu uma vez em 17 anos após o fim da série
Após resultados abaixo do esperado, J.J. Abrams renova contrato com Warner Bros. sob novos termos
Sorria 2, sequência do sucesso de 2022, estreia nas plataformas digitais
Mikey Madison roubou 'os últimos 15 minutos de' Era uma Vez em... Hollywood, diz diretor
Beatles: Paul Mescal será Paul McCartney na cinebiografia, diz Ridley Scott
007: Daniel Craig diz que fama com James Bond foi 'emocionalmente difícil' para a família dele