Encerramento da icônica trilogia dirigida por Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão 3 foi o mais criticado da franquia estrelada por Al Pacino
Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 19/11/2024, às 12h57
Encerramento de uma das grandes trilogias de Hollywood, O Poderoso Chefão 3 tinha um final original que Al Pacino, intérprete de Michael Corleone, "amava." Dirigido por Francis Ford Coppola, o filme chegou aos cinemas brasileiros em 15 de março de 1991.
Vale lembrar como a produção encerra com Mary (Sofia Coppola), filha de Michael Corleone, assassinada e, anos depois, o protagonista morre de velhice. No livro de memórias Sonny Boy: A Memoir, Pacino relembra os bastidores do terceiro filme.
"No final do filme, Michael seria assassinado nas escadas da igreja. Ele desce os degraus e descansa no chão lá embaixo," escreveu (via NME). "Kay, a ex-mulher dele, corre para o lado dele. Ela olha para o rosto dele e pergunta: 'Michael, você está morrendo? Você vai morrer?' E Michael olha para ela e diz: 'Não.' Final fenomenal."
Um retorno brilhante ao primeiro O Poderoso Chefão, quando Michael termina sua vida com uma última mentira para Kay.
Em seguida, o ator admitiu como surgiram problemas após os atores Richard S. Castellano e Robert Duvall se recusarem a retornar como Peter Clemenza e Tom Hagen, respectivamente. Essa ausência foi considerada como "grande falta."
"Com grande parte do filme dependendo do personagem [de Duvall], nenhum de nós sabia o que fazer sem ele. Francis e Mario tiveram que reconstruir a história, mas foram escritores brilhantes e mudaram todo o roteiro," continuou. "Até mesmo o final que eu tanto amei teve que acabar – em vez disso, Michael morreria de velhice, na solidão, depois que sua filha, Mary, foi morta na tentativa de assassiná-lo."
Então, Al Pacino falou sobre as críticas negativas de O Poderoso Chefão 3, amplamente considerado inferior aos dois primeiros filmes. Para o artista, um ponto de conflito comum é "a busca de redenção de Michael."
"Não acho que o público quisesse que Michael passasse o filme buscando perdão pelos seus pecados. Eles queriam que Michael continuasse a ser Michael. Eles queriam o Chefão," explicou. "É isso que amamos nele, certo? O cara que vimos no final da Parte II estava envolto em pedra. Vi a Parte III como seu esforço para se libertar desse invólucro, procurando uma saída para seu estado de entorpecimento quase traumatizado."
Aquela frase dele que se tornou uma espécie de tradição e que as pessoas ainda se lembram da Parte III, quando ele diz: 'Bem, quando eu pensei que estava fora, eles me puxaram de volta,' resume a necessidade de Michael de sair daquele estado, daquelas correntes que o prendia.
Para celebrar a estreia de Megalópolis, a Rolling Stone Brasil lança um especial de cinema com uma entrevista exclusiva com Francis Ford Coppola. Inabalável diante das reações controversas ao seu novo filme, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: “Alegria”.
Além disso, o especial traz entrevistas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, que deve representar o Brasil no Oscar em 2025; uma curadoria dos 100 maiores filmes de todos os tempos, sob o crivo de jornalistas e críticos de cinema; uma lista das 101 trilhas sonoras inesquecíveis da sétima arte e muito mais.
A novidade chega às bancas em novembro, mas já pode ser comprada em pré-venda na loja da editora Perfil por R$ 29,90, com envios a partir do dia 6.
LEIA TAMBÉM: Francis Ford Coppola comparece à pré-estreia de Megalópolis em São Paulo
Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Furiosa: Uma Saga Mad Max (23 de maio)
- Bandida (13 de junho)
- Divertida Mente 2 (20 de junho)
- Um Lugar Silencioso: Dia Um (27 de junho)
- Deadpool 3 (25 de julho)
- Armadilha (Agosto)
- Borderlands (8 de agosto)
- O Corvo (22 de agosto)
- Os Fantasmas Ainda se Divertem (5 de setembro)
- Late Night with the Devil (26 de setembro)
- Coringa 2 (4 de outubro)
- Venom 3 (25 de outubro)
- Gladiador 2 (22 de novembro)
- Wicked (27 de novembro)
- Moana 2 (27 de novembro)
- O Auto da Compadecida 2 (25 de dezembro)
+++LEIA MAIS: Poderoso Chefão: Al Pacino não acreditou quando Francis Ford Coppola ofereceu papel
+++LEIA MAIS: Al Pacino não sabia que Poderoso Chefão seria ‘bom filme’; entenda
+++LEIA MAIS: Poderoso Chefão: Qual cena do filme é favorita de Francis Ford Coppola?
+++LEIA MAIS: Poderoso Chefão: Equipe matou um cavalo de verdade para cena icônica do filme?
+++LEIA MAIS: Morre John Aprea, ator de O Poderoso Chefão 2, aos 83 anos
'Ninguém Quer' terá segunda temporada em 2025, revela Adam Brody
Denzel Washington admite que contratou treinador por 'parecer gordo' em fotos
Fleetwood Mac terá documentário oficial dirigido por Frank Marshall
Cynthia Erivo explica por que correu meia-maratona antes de shows na Broadway
Wicked transporta essência do musical para as telonas com adaptação de alto nível
Edy Star é homenageado no Festival Mix Brasil com documentário; assista ao trailer