Atriz, que recentemente venceu o Globo de Ouro por sua interpretação de Eunice Paiva, comentou a escolha de Walter Salles por outra atriz
Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
Publicado em 10/01/2025, às 12h30Em entrevista, Fernanda Torres (Tapas & Beijos) falou sobre não ter sido a primeira escolha de Walter Salles (Central do Brasil) para estrelar Ainda Estou Aqui, que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz, tornando-a a primeira artista brasileira a conquistar a categoria na história da premiação hollywoodiana.
Inicialmente, Salles queria a atriz Mariana Lima (No Rancho Fundo) no papel de Eunice Paiva, mas a atriz, que chegou a estudar o roteiro, acabou recusando a proposta por problemas pessoais. Foi então que Fernanda Torres entrou em cena e, para a atriz, o seu passado na comédia talvez tenha sido o que a deixou como segunda opção para o cineasta:
"É claro que sou uma atriz dramática, mas eu fiquei mais conhecida por duas grandes comédias", explicou a atriz à Variety, referindo-se a Os Normais (2001-2003) e Tapas & Beijos (2011-2015). "Acho que eu fiz muita comédia para que o Walter pensasse em mim", acrescentou.
Torres ainda falou que a escolha de sua mãe, Fernanda Montenegro (A Vida Invisível), para viver a versão mais velha de Eunice acabou ajudando na sua escalação: "Minha mãe já estava no filme, e ele [Walter] disse que queria a minha opinião", explicou a atriz. "Era um roteiro incrível, mas eu nunca achei que ele fosse me convidar. O que é bom, porque não houve tensão entre nós."
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui é ambientado no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, em meio à ditadura militar, e conta a história de Eunice, mãe de cinco filhos, que se envolve em uma busca infindável pela verdade após o seu marido, Rubens, ser levado por policiais à paisana e desaparecer.
Além de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, o longa ainda conta com Selton Mello (O Filme da Minha Vida), Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Destino Particular), Humberto Carrão (Marighella) e Marjorie Estiano (Sob Pressão) no elenco. Assista ao trailer de Ainda Estou Aqui:
O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.
Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: “Alegria”.
O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.
O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:
LEIA TAMBÉM: Ainda Estou Aqui reabre álbum de família manchado pela ditadura militar; leia a crítica
Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Baby (9 de janeiro)
- Babygirl (9 de janeiro)
- A Semente do Fruto Sagrado (9 de janeiro)
- Maria Callas (16 de janeiro)
- Aqui (16 de janeiro)
- Conclave (23 de janeiro)
- Anora (23 de janeiro)
- 5 de setembro (30 de janeiro)
- Emilia Pérez (6 de fevereiro)
- Better Man: A História de Robbie Williams (6 de fevereiro)
- Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de fevereiro)
- Branca de Neve (20 de março)
- Um Filme Minecraft (4 de abril)
- Mickey 17 (18 de abril)
- Thunderbolts* (1º de maio)
- Jurassic World: Renascimento (3 de julho)
- Superman (10 de julho)
- Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (24 de julho)
- Tron: Ares (9 de outubro)
- Wicked Para Sempre (20 de novembro)